02/07/2021

UNITAR e UNCTAD oferecem curso gratuito sobre formulação de políticas para o empreendedorismo sustentável

Sabemos que o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Agenda 2030, demanda uma atuação global e articulada, em que há o engajamento de todos os setores da sociedade. O poder público é um dos principais atores e líderes desse processo. Por meio da formulação e implementação de políticas, os governos fomentam a coesão e a articulação de estratégias para a realização de ações concretas com impacto no bem-estar coletivo.

A partir dessas diretrizes, no decorrer dos anos, outros atores têm obtido uma posição de destaque nesse processo, como, por exemplo, os empreendedores. Com uma percepção antenada sobre as novas dinâmicas de vida, trabalho e consumo, os empreendedores têm inovado nas soluções lançadas ao mundo, colocando a sustentabilidade e a inclusão no centro dos seus empreendimentos. Sobretudo no contexto da pandemia, esses atores se reinventaram em muitos aspectos.

Para seguir estimulando essa atuação no cenário da sustentabilidade, é importante ter políticas e diretrizes que fomentem ações e estratégias relacionadas às ambições da Agenda 2030, a fim de estimular novas soluções para dilemas globais.

Nesse sentido, a UNCTAD uniu esforços com o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR) para desenvolver o curso e-learning Policymaking: Entrepreneurship for Sustainable Development. O desenvolvimento desta ferramenta faz parte do projeto Iniciativa Global para o ressurgimento pós-COVID-19 do setor de Pequenas e Médias Empresas.

O objetivo do projeto é fortalecer a capacidade de resiliência das micro, pequenas e médias empresas em países desenvolvidos e em desenvolvimento para mitigar o impacto econômico e social da crise global do COVID-19. Essa iniciativa faz parte do quadro das Nações Unidas para a resposta socioeconômica imediata ao COVID-19.

O curso é ofertado em inglês e é gratuito! As aulas tem duração de 5 semanas e estarão disponíveis do dia 12 de julho até o dia 12 de setembro de 2021. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de agosto.

Para saber mais, acesse o link!