17/02/2020

Terceira Conferência de Alto Nível Sobre Segurança no Trânsito será realizada na Suécia

Segundo a ONU, todos os dias, 3.700 pessoas em todo o mundo morrem em acidentes de trânsito. Significa mais de 1 milhão e 300 mil vidas perdidas por ano. Esse número equivale a sete acidentes de avião sem sobreviventes diariamente.

Como consequência desses dados alarmantes, em maio de 2011, foi lançada a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, na qual governos de todo o mundo se comprometeram a tomar novas medidas para prevenir os acidentes no trânsito.

Para marcar a conclusão dessa década especial, a Terceira Conferência de Alto Nível Sobre Segurança no Trânsito será realizada na Suécia. O tema da conferência é “Alcançando as Metas Globais de 2030”e o principal objetivo será traçar estratégias para a segurança rodoviária global e definir maneiras de acelerar ação para salvar vidas. O evento também oferecerá uma oportunidade de vincular a segurança viária a outros desafios de sustentabilidade.

A ocasião contará com a presença de lideranças de mais de 80 países, além de representantes da indústria e pesquisa, instituições e organizações internacionais.

O CIFAL Curitiba, tendo como uma de suas áreas de atuação a segurança viária, promove diversas ações que demonstram a necessidade urgente de um trânsito mais seguro. Durante o Maio Amarelo, mês dedicado à reflexão da conduta no trânsito, são realizadas campanhas institucionais que buscam a sensibilização dos colaboradores.

Além da atuação institucional, o CIFAL Curitiba tem buscado informar os jovens, principais vítimas de acidentes de trânsito sobre as consequências irreversíveis que podem ser causadas por imprudências e desatenção ao volante. Essa mobilização  é realizada por meio de capacitações como o Road Show e o Open Fórum.

Essas ações buscam desenvolver a consciência coletiva de que cada um precisa fazer sua parte para garantir a segurança no trânsito, uma vez que o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes por descuidos veiculares.