03/06/2022

Sistema Fiep e UNITAR renovam acordo de cooperação por mais três anos

O Sistema Fiep e o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar) renovaram, por mais três anos, um acordo de cooperação mantido pelas entidades desde 2009. É por meio dessa parceria que o Sistema Fiep abriga em sua estrutura o CIFAL Curitiba.

Vinculada ao Unitar e com 22 unidades espalhadas pelo mundo, a Rede CIFAL desenvolve programas de capacitação e promove cooperações técnicas que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A assinatura simbólica do novo acordo foi feita nesta quinta-feira (2), durante videoconferência que reuniu o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, e o diretor da Divisão de Pessoas e Inclusão Social do Unitar, Alex Mejía, responsável pela Rede CIFAL. “Para nós, é motivo de orgulho renovar essa parceria, que queremos valorizar e potencializar cada vez mais, otimizando a nossa ação conjunta”, afirmou Carlos Valter.

Com a ampliação do acordo e em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em parceria, o Unitar também entregou ao presidente do Sistema Fiep um passaporte diplomático da ONU. “O Unitar e a ONU escolhem muito bem as pessoas que recebem esse passaporte, que são aliados estratégicos importantes”, explicou Mejía. “Queremos que a pessoa que tem esse passaporte represente o Unitar. Então, queremos pedir ao presidente que represente o Unitar em Curitiba, no Rio de Janeiro, em Brasília ou aonde for”, acrescentou.

Na videoconferência, Mejía também informou que está prevista uma visita sua ao Brasil no segundo semestre deste ano. Além de vir ao Paraná, também há a intenção de que o presidente do Sistema Fiep o acompanhe em agendas em Brasília, com representantes do governo federal, para apresentar às autoridades o trabalho realizado pelo CIFAL Curitiba e prospectar novas parcerias.

Também participaram da videoconferência a diretora executiva do CIFAL Curitiba, Priscila da Paz Vieira, a gerente de Relações Internacionais do Sistema Fiep, Cláudia Schittini Chiesse, e a coordenadora de programa do Unitar, Imaan Khan.