20/06/2012

Sistema Fiep apresenta Meu Sonho Verde na Rio+20

O Sistema Fiep encerrou sua participação na Conferência da Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 com a apresentação do projeto “Meu Sonho Verde”, no Seminário “Visão Global do Amanhã”, realizado terça-feira (19) no espaço da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Píer Mauá. O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, abriu o seminário, que mostrou os resultados globais das iniciativas Future We Want, Green Dreams & ScenaRio 2012, todas criadas para levantar qual o entendimento, as ideias e as aspirações das comunidades ao redor do mundo sobre desenvolvimento sustentável e o futuro do nosso planeta.

Para Campagnolo, desde a Eco 92, o Brasil, em particular o Paraná, avançou bastante em iniciativas, principalmente no engajamento da comunidade empresarial. “Só vamos conseguir mudar o que precisa e atingir os objetivos de sustentabilidade se começarmos por nós mesmos, mudando nosso comportamento em relação a sustentabilidade. A Fiep está fazendo a parte dela”, destaca.

O resultado deste seminário irá alimentar as discussões e trabalhos desenvolvidos pelos comitês de negociação da Conferência Rio+20. Foram apresentadas a visão e percepção da comunidade global para o futuro sustentável do planeta, o levantamento das diferenças de percepção sobre desenvolvimento sustentável entre regiões geográficas, o exame da lacuna existente entre as demandas dos cidadãos/comunidades e dos governos em relação a esse tema. O resultado do seminário irá permitir, também, explorar ações específicas relevantes para a pauta da conferência Rio+20 e promover a coleta de sonhos e ideias dos participantes para um futuro sustentável do planeta e do habitat humano.

O seminário também contou com a presença do Ministro de Meio Ambiente da Escócia, Stewart Stevenson, que apresentou as iniciativas do páis europeu para garantir um futuro mais sustentável. “A sustentabilidade só possível com a união de todos. Na Escócia nós criamos políticas públicas que envolvem toda a comunidade civil, empresarial e de governo. Fazemos com a ajuda de universidades, escolas e daqueles que já estão conscientizados”.

Projetos

“Meu Sonho Verde” é uma iniciativa do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa e a Rede de Centros Internacionais de Formação de Atores Locais (CIFAL) – que em Curitiba tem a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), do Serviço Social da Indústria (Sesi) Paraná e da Itaipu Binacional. Foi criado um portal (http://www.meusonhoverde.com.br) onde as pessoas podem registrar, em vídeo, os seus desejos para um mundo sustentável. O objetivo é conhecer o que as pessoas pensam e o que querem para tornar o lugar onde vivem mais sustentáveis. Iniciado em abril de 2011, o projeto transformou-se em uma plataforma internacional que tem coletado sonhos ao redor de todo o mundo. “O projeto Meu Sonho Verde só foi possível com a adesão da indústria paranaense”, relembrou o presidente da Fiep.

The Future We Want – FWW (O Futuro Que Queremos) é uma campanha lançada pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, com o intuito de promover a discussão e coletar ideias sobre comunidades sustentáveis para 2030. Organizada pelo Departamento de Informações Públicas da ONU, a campanha busca unir pessoas ao redor do mundo em um exercício para imaginar como as sociedades podem construir um futuro que promova a equidade, prosperidade e melhora a qualidade de vida em nosso planeta. A ideia é que o sonho pode dar a noção de quais os valores devem ser considerados para o futuro das cidades.

ScenaRio 2012” tem o objetivo de explorar as diferenças de percepção sobre desenvolvimento sustentável entre regiões do mundo e entre as gerações. Criado pela Nomadéis e a Fondapol, o projeto promoveu um levantamento global sobre juventude e sustentabilidade. Foram envolvidos 30.000 jovens e 100 personalidades, em diversas partes do mundo, para partilhar e expressar suas perspectivas em uma gama de questões ligadas a meio ambiente, desenvolvimento e governança.

ScenaRio 2012 conta com o apoio de seis agências das Nações Unidas, da Organização Internacional da Francofonia e das empresas Caisse des Dépôts et Consignations, EDF, Saint-Gobain e Veolia Environnement. O projeto tem o patrocínio de HSH Príncipe Albert II de Mônaco e de sua Fundação.

  • Veja as fotos do evento aqui

 

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba