20/06/2021

Programa de Inclusão de Jovens Negras e Negros inicia atividades com equipes de tutoria das empresas

O Sistema Fiep, em parceria com o CIFAL Curitiba, o UNITAR, o Centro de Inovação Sesi e o PRME Brazil, lançou o Programa de Inclusão de Jovens Negras e Negros no Mundo do Trabalho. O programa tem como objetivo promover a diversidade, a inclusão e a equidade racial como valor nas organizações paranaenses.

Para isso, o programa é constituído por duas frentes: a de iniciação profissional e de empresas.

A iniciação profissional proporciona o desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens participantes por meio da educação transformadora, desenvolvendo habilidades e competências sociais e relacionais e preparando-os para a inserção e ascensão no ambiente de trabalho com uma nova perspectiva de vida.

Em paralelo ao trabalho com os jovens, o programa propõe uma atuação junto às empresas, a fim de sensibilizar as organizações sobre a inclusão racial no ambiente profissional e ​capacitar as equipes que atuarão na tutoria dos jovens aprendizes, estimulando a valorização profissional, a integração e a inclusão.

No dia 09 de junho, foi realizado o primeiro encontro do eixo empresas, que teve como objetivo trazer um primeiro diálogo sobre o racismo nas instituições.

O encontro, que contou com a participação do Ebanx, Electrolux, Mão Colorida e Volvo, parceiras do programa, foi guiado pela equipe do Sesi PR e, também, pela ACNAP (Associação Cultural de Negritude e Ação Popular), representada por Maria de Lourdes Santa de Souza e José Maurino Oliveira Martins.

 

A equipe de tutoria irá participar, nas próximas semanas, de três outros encontros sobre o tema.