19/09/2014

II Open Fórum Trânsito e Transformação

18 de setembro, Curitiba, Brasil – O antropólogo Roberta DaMatta e o jornalista Ricardo Boechat estiveram presentes em Curitiba para um evento realizado pelo CIFAL Curitiba e o SESI-PR, em parceria com o Instituto Renault e a ECOVIA para debaterem sobre a segurança no trânsito. Segundo DaMatta, o problema maior ainda é a obediência às regras e a dificuldade de se colocar a igualdade em prática nas ruas.

O II Open Fórum Transito e Transformação, que tinha por objetivo provocar uma reflexão a respeito da mudança de conduta dos usuários do sistema viário, contou com a presença de José Albiñana, vice-presidente da TRAFPOL, Cheila Marina de Lima, Coordenadora do Programa Vida no Trânsito do Ministério da, e Vera Lídia de Oliveira, Coordenadora do Projeto Vida no Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba, que relataram sobre a situação do trânsito na Espanha e sobre dados da saúde no Brasil, respectivamente.

Após a apresentação dos quatro palestrantes, Boechat iniciou o debate, afirmando que ainda há muita violência no trânsito, e que não há nenhum programa de governo para que haja uma redução de acidentes. Apesar disso, as multas aplicadas mudaram um pouco a situação.  Além disso, o jornalista deu espaço para as perguntas feitas pela plateia, e terminou o debate com a seguinte pergunta feita para cada um dos palestrantes: “Que sugestão você daria para que houvesse uma mudança no trânsito?”

O evento faz parte do tema de Segurança Viária, estratégia que disponibiliza atividades a nível local para diminuir os números de acidentes nas rodovias e conscientizar a população sobre os danos que podem ocorrer. O debate foi o método escolhido para atrair a atenção do público e promover uma discussão que pudesse dar mais informações sobre a segurança no trânsito para os participantes do evento. 

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba