22/05/2018

FACEAR recebe primeiras programações do IV Ciclo de Estudos sobre os ODS

O CIFAL Curitiba e o Sesi PR realizam nesse ano o IV Ciclo de Estudos sobre os ODS, em parceria com a Faculdade da Indústria do Sistema Fiep e a Celepar. A programação anual foi iniciada em parceria com a Faculdade Educacional Araucária (FACEAR), com a realização de dois encontros, os quais foram transmitidos por vídeoconferência.

Sustentabilidade na produção e no consumo

O primeiro encontro, aconteceu no dia 21 de março, e teve como foco do debate o Objetivo 12 – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.  Para abordar o tema, o encontro teve a fala inicial de Isabela Drago, do Sesi PR, que abordou brevemente a história dos ODS e apresentou um panorama sobre os indicadores do ODS 12 no Brasil.

Na sequência, foram convidados três especialistas para dar suas contribuições ao debate em torno do ODS 12. A primeira convidada, Priscila Tie Assahida Moreira, consultora da área de Inovação do Sistema Fiep, apresentou, na sua fala, o papel do Centro Internacional de Inovação e sua contribuição para o fortalecer as capacidades científicas e tecnológicas dos países, a fim de alcançar padrões mais sustentáveis de desenvolvimento e consumo.

A segunda fala foi proferida por Felipe Wotecoski, Engenheiro Mecânico, sócio-fundador da Startup Metha. Felipe apresentou o produto desenvolvido pela startup, uma hidroelétrica micro central, a qual tem como objetivo gerar energia para a própria residência a partir de pontos de água ou córregos. O produto contribuiu para o alcance da administração sustentável e eficiente dos recursos naturais através do sistema hidroelétrico.

Para finalizar as explanações, a consultora da área de Projetos Estratégicos do Sesi, Juliana Sebastyani, foi convidada para apresentar a experiência do Sesi PR com consultoria em relatórios de sustentabilidade. Isto é, a experiência em encorajar empresas, especialmente grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e integrar informações sobre sustentabilidade no seu ciclo de relatórios.

Após as falas, o encontro se encaminhou para um momento de debate, moderado pela professora da instituição, Kessyane Horbucz, e teve como propósito o processo de reflexão e compreensão dos ODS, contribuindo, assim, para sua implementação.

Inovação, sustentabilidade e infraestrutura

O segundo encontro na instituição ocorreu no dia 10 de maio, na FACEAR Campus Bacacheri, em que os convidados debateram questões relacionadas ao ODS 9 – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação. O encontro foi aberto com a fala de Diva da Paz Vieira, do Sesi – PR, trazendo um panorama sobre o que são os ODS e apresentando os indicadores do Brasil relacionados ao ODS 9.

Seguindo a dinâmica do Ciclo, foram convidados três especialistas para compartilhar suas percepções após a fala de introdução sobre a Agenda 2030 e os indicadores nacionais. A primeira convidada, Natalli Alves Padilha, Engenheira Química na Aker Solutions, compartilhou a experiência da empresa quanto ao desenvolvimento de soluções inovadoras para a extração de petróleo e gás, com impactos ambientais reduzidos. Além disso, apresentou as transformações na infraestrutura da própria empresa, a fim de tornar o ambiente mais sustentável, inclusive para os colaboradores.

Na sequência, o professor e pesquisador Fabrizio Mancini, da Universidade Positivo, abordou aspectos da meta 9.5, dando ênfase à pesquisa científica como fundamental para a inovação na infraestrutura do país e para a sustentabilidade. No entanto, destacou a necessidade de incentivos à prática da pesquisa, a fim de estimular que profissionais dediquem-se à inovação e contribuam para o desenvolvimento.

Por fim, o gerente de operações adjunto para as micro e pequenas empresas do Paraná do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) do Extremo Sul, Everson Leão, foi convidado a apresentar as possibilidades de incentivo financeiro a pequenas indústrias, a fim de fomentar seu crescimento e desenvolvimento. No decorrer da sua fala, o economista apresentou os programas de expansão financeira do BRDE para as pequenas e médias empresas, bem como os critérios e procedimentos para aquisição de crédito.

O debate, que ocorreu na sequência, com perguntas dos alunos participantes, foi moderado pela Prof.ª Daiane Barbosa. 

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba