15/06/2016

Conheça o projeto do CIFAL Curitiba que recebe intercambistas a fim de incentivar o protagonismo juvenil

O CIFAL Curitiba (Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina), tendo em vista a importância de inserção dos jovens no mercado de trabalho para  tem um convênio com a Brazilian Experience, a qual organiza experiências de intercâmbio cultural para estrangeiros que visitam o Brasil. São eles os responsáveis pela seleção da vaga de estágio, acomodação, orientação e suporte ao intercambista e demais partes envolvidas.

Os voluntários, em sua grande maioria, buscam a possibilidade de desenvolver atividades no CIFAL por ser ele uma organização ligada à ONU, por isso é responsável por desenvolver programas de capacitação e promover cooperações técnicas que contribuam para o desenvolvimento urbano. O órgão recebe em Curitiba dois voluntários por ano, sejam alunos universitários ou mestres.

Quem atualmente está nesse programa em Curitiba é a finlandesa Heidi Keränen, estudante de pedagogia na University of Oulu, no norte do país. Ela também tem formação em serviço social na mesma universidade, por isso viu no CIFAL uma chance de expandir seus conhecimentos. Ela já lecionou para crianças e adolescentes além de ter trabalho muitos anos em várias famílias nos Estados Unidos, Austrália e Finlândia com jovens que requeriam necessidades especiais. Para ela, métodos de educação não tradicionais são familiares, o que amplia as formas de ensinar.

Para ela, estar no CIFAL é uma oportunidade de desenvolver as habilidades necessárias que possui. “Tenho para mim que se você se sente pronto para trabalhar duro e prestar atenção no que te dizem, você pode aprender e realizar qualquer atividade, por isso eu não tenho medo de tentar coisas novas”.  Ela finaliza: “Eu me vejo fazendo a diferença onde o mundo precisar”.

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba