28/07/2014

CIFAL Curitiba leva Clínica Social de Compliance a Ponta Grossa

Lei Anticorrupção é discutida no evento

No dia 28 de julho de 2014 o CIFAL Curitiba levou à Ponta Grossa, a Clínica Social em Complince, Sistemas Anticorrupção nas empresas. O tema foi abordado pelo especialista Marco Antônio Guimarães, Procurador Jurídico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP) que tratou da Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), de 2013, que prevê penalidades para casos de corrupção no setor privado.

Os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a lei, suas implicações para as empresas, sobre a responsabilidade de natureza diferenciada da empresa e dos dirigentes, os critérios de aplicação da lei, assim como sobre o Acordo de Leniência e a penalidade prevista para casos de corrupção no setor privado. No Brasil, essa lei está sendo compreendida como um ponto construtivo da política do país, embora ainda seja vista com certa desconfiança por órgãos públicos, principalmente do que diz respeito ao despreparo dos mesmos para uma questão recente.

O auditor Paulo Jurec também participou da clínica e esclareceu aos participantes sobre as novas regras e técnicas de defesa contra riscos de corrupção. Jurec enfatizou sobre os desafios do tema e mostrou como a concordância com a lei por parte das empresas deve ser parte de um comportamento geral, abrangendo toda a empresa e não se limitando a apenas um setor.

 

Da esquerda para direita: Paulo Jurec, Coordenador de Auditoria Interna da FIEP; Marco Antonio Guimarães, Procurador Jurídico da FIEP; Alvaro Scheffer, Coordenador Regional da FIEP em Ponta Grossa; Ney da Nobrega Ribas, Coordenador do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial e Vitor da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa.

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba