16/06/2012

CIFAL Curitiba e UTFPR promovem capacitação na Rio + 20

No dia 16 de junho de 2012, o CIFAL e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) promoveram em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por meio das Secretarias Nacionais de Biodiversidade & Florestas e Secretaria de Recursos Hídricos & Ambiente Urbano,  a oficina BiodiverCIDADE –  Como considerar a biodiversidade na gestão do meio urbano, durante a Rio+20 no Rio de Janeiro.

As boas vindas aos participantes e a mensagem de encerramento foram gentilmente proferidas pelo Secretário Nacional de Biodiversidade e Florestas, Doutor Roberto Brandão Cavalcanti. Houve a participação do Dr. José Puppim de Oliveira, especialista do Instituto de Estudos Avançados da Universidade das Nações Unidas (UNU-IAS) e das Dras. Tatiana Gadda e Tamara van Kaick da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) que apresentaram o contexto geral da relação entre biodiversidade e cidades. O Dr. Armin Deitenbach, do Projeto Proteção da Mata Atlântica II, concedeu a palestra final da oficina sobre os planos municipais de conservação e recuperação do bioma Mata Atlântica.

A oficina contou com a participação de representantes de 10 estados e de 13 cidades brasileiras, entre prefeitos e secretários e diretores de Meio Ambiente, que puderam conhecer e praticar  a metodologia desenvolvida especialmente para esta capacitação. A metodologia inclui a aplicação dosíndices e indicadores de Biodiversidade de Cingapura, utilizado em todo o mundo para a avaliação dos serviços ecossistêmicos nas cidades.

Os participantes tiveram a oportunidade de discutir alternativas para os problemas ligados a biodiversidade de cidades em um ambiente hipotético e simularam um Comitê de Bacias para a articulação compartilhada de soluções.

  • Veja as fotos do evento no Flickr.
  • Agenda final do evento – pdf
  • Apresentação do evento:

– Apresentação José Puppim de Oliveira, UNU-IAS –pdf

– Apresentação Tatiana Gadda pdf 

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba