18/09/2020

Biblioteca Digital Mundial disponibiliza tesouros culturais de todo o mundo em um único lugar

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lançou a Biblioteca Digital Mundial (WDL, em sua sigla em inglês) que disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

O site reúne diários, filmes, imagens, fotografias, jornais, livros, manuscritos, mapas e registros fonográficos de diversos períodos da história e partes do mundo, além de conteúdos raros e de difícil acesso, entre eles informações sobre 193 países entre 8000 a.C. e 2000 d.C. O objetivo da UNESCO é permitir o acesso a conteúdos culturais ao público e desenvolver o multilinguismo .

O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar diretamente pela Web , sem necessidade de se registrarem..
Permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português), embora os originas existam na sua língua original.

A Biblioteca Digital Mundial não é uma biblioteca comum porque não tem em seu acervo publicações atuais, seu acervo possui valor patrimonial, de modo a compreender melhor a diversidade cultural do mundo. Cada item contido no site é acompanhado por uma breve explicação do seu conteúdo e significado. Os documentos estão disponíveis em seu idioma original, sendo as explicações disponíveis em sete idiomas diferentes, incluindo o português. O acesso é gratuito e as buscas podem ser realizadas por períodos históricos, zonas geográficas, tipos de documentos, tópicos, idiomas e instituições.

Para mais informações acesse: https://www.wdl.org/pt/faq/