20/09/2018

VI Open Fórum Trânsito e Transformação debate Segurança Viária

O CIFAL Curitiba, o Sistema Fiep e a Ecovia realizaram, em parceria, nesta quinta-feira (20) a sexta edição do Open Fórum Trânsito e Transformação, apoiando a Semana Nacional do Trânsito. O evento teve como tema central a educação para promoção da segurança viária, reunindo especialistas para um debate no Painel “Um diálogo para formar cidadãos responsáveis”.

O painel, moderado pela jornalista Mira Graçano, foi iniciado com a fala do Sr. Antonio Gomez Montejano, presidente da associação espanhola TRAFPOL-IRSA, que desenvolve um trabalho de sensibilização e de capacitação com policiais que atuam na área da segurança viária. Montejano apresentou o panorama da segurança viária na Espanha e as contribuições dessas capacitações desenvolvidas pela associação para a construção de um trânsito mais seguro, a fim de compartilhar novas possibilidades para o Brasil.

Na sequência, a temática foi abordada a partir da perspectiva dos acidentes de trajeto, situação significativa no panorama do trânsito. Na ocasião, Silvio Luiz da Silva, Técnico Corporativo em Saúde e Segurança Ocupacional na Leão Alimentos e Bebidas, compartilhou a experiência da organização no programa de redução dos acidentes de trajeto a partir da abordagem comportamental. Segundo Silvio, a percepção da segurança pelas pessoas é fundamental para a mudança de comportamento no trânsito.

Para fechar as falas do painel, Irene Rios, diretora do Instituto Ousar, que trabalha com capacitações na área da educação para o trânsito, apresentou o tema das campanhas educativas como potencial de transformação do comportamento dos cidadãos no trânsito. Para Irene, as campanhas têm um grande impacto de transformação, mas frisou a necessidade de pensar metodologicamente nesse processo de construção, a fim de garantir que as campanhas tenham o alcance, a sensibilização e a eficiência desejada.

Após as falas, os participantes se envolveram no debate sobre o tema com os especialistas e foram convidados a participar de uma atividade interativa, em que puderam refletir e trocar experiências com os demais participantes a respeito das ações educativas para o trânsito que são desenvolvidas nas próprias instituições.

 

II Feira de Ideias

A programação do VI Open Fórum Trânsito e Transformação também contou com a realização da II Feira de Ideias – Soluções em Segurança Viária e Mobilidade Urbana. A mostra de trabalhos acadêmicos convidou estudantes a submeterem propostas com ideias inovadoras, que pudessem gerar impacto positivo no trânsito.

Foram selecionados 7 trabalhos para serem expostos e apresentados em formato de pôster no início do evento, a fim de que os participantes pudessem conhecer as propostas, e 4 trabalhos para serem apresentados em formato de comunicação oral ao final do evento. Após as apresentações, o melhor trabalho e o melhor pôster foram avaliados e premiados.

Os trabalhos expostos foram:

Projeto 1: Proposta de remodelação de uma interseção em Curitiba/PR com vistas ao aumento da segurança viária e da capacidade do tráfego (Marina Jaouhari Solek, Lucas Galvão Marcusso e Matheus David Inocente Domingos – UTFPR).
Projeto 2 – Fiscalização por trecho em rodovias brasileiras (Aline E. da Silva, Gabriel P. Caldeira e Jorge T. Bastos – UFPR)
Projeto 3 – Sinalização horizontal de alerta à motoristas em Rodovias Brasileiras (Maria Clara Suguinoshita e Jorge Tiago Bastos – UFPR) – Melhor trabalho
Projeto 4 – Infraestruturas de transição como ferramenta para melhoria da segurança viária (Henrique Jakobi Moreira, João Pedro Bazzo Vieira e Eloy Fassi Casagrade Jr. – UTFPR/UFPR)
Projeto 5 – Ônibus com piso baixo (Nadiely Silva e Fabiana von der Osten – PUC-PR)
Projeto 6 – Uma cidade para os pedestres (João Carlos Bueno e Tatiana M. C. Gadda – UTFPR) – Melhor pôster
Projeto 7 – No trânsito, menos pode ser mais (Joubert A. Machado e Marcelo K.N. Pires – Faculdade da Indústria)

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba