13/09/2019

Sistema Fiep, por meio do CIFAL Curitiba, e Prefeitura Municipal de Curitiba assinam protocolo de intenções em prol da Agenda 2030

Serão realizados workshop com os servidores municipais e outras ações para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Na manhã de 13 de setembro, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o diretor executivo do CIFAL Curitiba e superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor regional do Senai, José Antonio Fares, assinaram no Salão Brasil da Prefeitura Municipal de Curitiba um protocolo que formaliza a ação cooperativa das partes na construção de uma cidade mais sustentável.

Isto, por meio da realização de workshops com gestores municipais e o apoio na adesão à Agenda 2030 na gestão do município. “Quando comecei meu trabalho no Sistema Fiep, um dos primeiros projetos que desenvolvemos em 2014, justamente com a Prefeitura de Curitiba, foi a implementação do CIFAL – Centro Internacional de Formação e Atores”, lembrou José Antonio Fares na solenidade. “Diferente dos ODM, os ODS focam em sustentabilidade, e falar em sustentabilidade, boas práticas e bem-estar social tem total convergência com Curitiba. Por isso, nós da Federação das Indústrias, que representamos o CIFAL e o UNITAR no Brasil, estamos prontos para tentar ajudar, e temos certeza que deixaremos um legado e reputação a altura desta grande cidade.”

Rafael Greca enfatizou a importância da sustentabilidade estar ligada à inovação. “Quero que a ideia da sustentabilidade permeie todos os espaços da cidade”, disse. “Isso passa por uma prefeitura sem papel, uma prefeitura online, com funcionários que percebam as demandas de um mundo em tempo real. O liceu dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável é um liceu de inovação dentro da prefeitura, para depois ser compartilhado com a sociedade inteira e com outras prefeituras que queiram usufruir deste conhecimento.”

O Sistema Fiep, por meio do Sesi Paraná e do CIFAL Curitiba, tem sido um grande propulsor das agendas mundiais estabelecidas pelas Nações Unidas. Após um intenso trabalho na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, reafirmou o compromisso com o desenvolvimento sustentável aderindo à Agenda 2030, consolidada em 2015.

Desde então, une esforços – por meio de capacitações, consultorias, ações de sensibilização e reconhecimento –para disseminar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e corroborar para o alcance desses objetivos até 2030.

 

  • Fonte: / Foto: Pedro Ribas SMCS