25/06/2019

Sistema Fiep e CIFAL Curitiba recebem visita de comitiva empresarial do Equador

Na manhã desta segunda-feira (24/06), uma comitiva de empresários do Equador estiveram na cidade de Curitiba conhecendo a estrutura do Sistema Fiep Campus da Indústria, seu modelo de gestão, as entidades instaladas em suas dependências e o ecossistema de inovação, além do Fab Lab CIC.

A comitiva, composta por empresários de diversas áreas, foi recebida no Campus da Indústria pela Gerente Executiva de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep, Maria Cristhina da Souza Rocha, e pela Coordenadora do CIFAL Curitiba, Priscila da Paz Vieira. Na sequência, a instituição Sistema Fiep foi apresentada pelo Gerente de Conselhos Temáticos e Setoriais, João Arthur Mohr,  que evidenciou a estrutura, a atuação no estado e as contribuições do Sistema Fiep para o desenvolvimento e fortalecimento da indústria paranaense.

Os empresários conheceram um pouco mais dos espaços em funcionamento no Campus da Indústria. Rafael Cury, Gerente da unidade Campus da Indústria, apresentou a estrutura de Educação que está situada nas dependências da unidade: as Faculdades da Indústria, a Educação Executiva e o Colégio Sesi Internacional, que ofertam possibilidades de ensino Técnico Profissionalizante, Superior e Especializações em diversas áreas, além do Ensino Médio e Fundamental II.

As particularidades do Colégio Sesi Internacional foram apresentadas pelo Coordenador da Educação, João Eduardo Malheiros. A experiência do ensino bilíngue, do fortalecimento dos trabalhos em grupo e do estímulo à inovação e à criatividade por meio do ensino em oficinas foram alguns dos aspectos ressaltados da metodologia do Colégio Sesi Internacional.

A fim de encerrar a visitação ao Campus da Indústria, o Gerente de Tecnologia e Inovação, Filipe Miguel Cassapo, apresentou a aceleradora do Sistema Fiep, que tem como objetivo auxiliar as empresas a crescerem mais rápido e a um baixo custo, por meio do uso do espaço da incubadora, do acesso à mentoria e à capacitação. O Gerente de Tecnologia e Inovação apresentou, também, o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, instituído para realizar pesquisas aplicadas à indústria, a fim de desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para as indústrias.

A comitiva encerrou sua visitação na unidade CIC, onde conheceram o Laboratório Fab Lab, coordenado por Edson Vander Lopes. O Fab Lab da Indústria faz parte da rede mundial Fab Lab, criada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), consiste em um espaço onde estudantes, empresários e comunidade podem colocar em prática seus projetos e compartilhar ideias, utilizando a tecnologia da indústria 4.0.

 

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: Sistema Fiep