21/06/2019

II Reunião da Rede Paranaense de Compliance de 2019 debate Compliance na Saúde

A segunda reunião da Rede Paranaense de Compliance de 2019 aconteceu na última quarta-feira, 19/06, no Auditório II, no Campus da Indústria, e reuniu cerca de 60 representantes de empresas, indústrias e demais interessados na temática. A abertura foi realizada por Priscila da Paz Vieira, coordenadora do CIFAL Curitiba, parceiro da Gerência de Riscos e Compliance do Sistema Fiep nas atividades da Rede Paranaense de Compliance.

O tema deste encontro foi Compliance e Saúde, o qual foi abordado por dois especialistas da área, representantes da Unimed Curitiba.

A fala inicial foi feita pelo médico Dr. Marcelo Marcondes Stegani, chefe do setor de Regulação e Avaliação em Saúde do Complexo Hospitalar de Clínicas da UFPR e coordenador médico de Compliance da Unimed, o qual apresentou uma abordagem teórica da questão do Compliance na Saúde. No decorrer da sua explanação, Dr. Marcelo apresentou alguns dilemas éticos que estão presentes no cotidiano dos espaços de saúde, a fim de elucidar a importância do compliance nessas instituições, e apresentou dados e situações em que a corrupção e a falta de uma cultura ética tornam-se um grande empecilho nos setores de saúde.

Na sequência, Kelly Mendes, coordenadora da área de Compliance e Gestão de Riscos Corporativos da Unimed de Curitiba e região, trouxe o case da instituição no âmbito da governança e do compliance, apresentando, primeiramente, a estrutura, os serviços e o modelo de gestão da Unimed no Brasil. Após essa introdução, Kelly trouxe especificações do processo de criação e implementação da área de compliance da instituição, apresentando as atividades e políticas que têm sido desenvolvidas para fortalecer as boas práticas.

Para encerrar as atividades, Alexandre Martins, Sócio Diretor da KPMG, e Renato Lara, Diretor de Auditoria Interna, Riscos e Compliance no Grupo Marista, instituições que fazem parte do Comitê Técnico da Rede Paranaense de Compliance, guiaram a discussão e o bate-papo com os participantes.

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba