10/10/2019

Jovens atores do Youth Action Hub discutem sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ​​em capacitação do CIFAL Curitiba

O treinamento “Train the Trainer” foi realizado no Campus da Indústria, nos dias 9 e 10 de outubro. O objetivo foi discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, concentrando-se especialmente no ODS  número 12: garantir consumo e produção sustentáveis. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 é um dos temas constantemente incluídos nos treinamentos do CIFAL Curitiba.

Os participantes são membros do grupo “Youth Action Hub Curitiba”. Esses jovens são voluntários, cuja principal função é inspirar e incentivar os jovens à promoverem o desenvolvimento sustentável em suas comunidades e cidades.

A capacitação foi conduzida pela coordenadora do CIFAL Curitiba, Priscila da Paz Vieira, que iniciou contando a história da Agenda 2030 e concentrou-se nas seguintes questões: no que os objetivos e o desenvolvimento sustentável se baseiam e como os ODS foram formados e implementados.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 foram criados no ano de 2015, após os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da ONU. A diferença em relação aos seus precursores, os ODM, é que esses dezessete novos objetivos foram desenvolvidos para serem mais inclusivos e universais.

Na sequência, Priscila apresentou os ODS e promoveu uma visão mais profunda do objetivo 12. O objetivo 12 contém temas baseados em consumo e produção sustentáveis. A ONU descreveu que consumo e produção sustentáveis ​​“promovem eficiência de recursos e energia, infraestrutura sustentável e fornecem acesso a serviços básicos, empregos ecológicos e decentes e melhor qualidade de vida para todos”. A partir disso foram feitas perguntas aos presentes, focando no consumo e produção, e os participantes consideraram as possíveis respostas.

No final da reunião, os participantes se dividiram em grupos e discutiram o ODS 12, debatendo sobre o que poderiam fazer para melhorar o consumo e a produção sustentáveis. Posteriormente, os grupos compartilharam suas ideias com todos os participantes.

O objetivo da reunião foi fornecer aos voluntários do Youth Action Hub informações sobre a construção de uma sociedade sustentável. Os voluntários irão realizar uma capacitação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 700 alunos do Colégio Estadual do Paraná.