02/10/2018

CIFAL Curitiba traz oportunidade de Crescimento profissional a estudantes brasileiros e estrangeiros

O Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes (CIFAL), desenvolve dois programas de estágios, um nacional e outro internacional. A iniciativa visa oportunizar à alunos brasileiros e estrangeiros oportunidades de crescimento profissional, em um ambiente internacional.

No geral, o CIFAL tem objetivo de promover capacitação de lideranças públicas – no âmbito municipal, estadual e federal – e também organizacionais – empresas ou sociedade civil-. Portanto, trabalha desenvolvendo um conjunto de capacitações para gestores públicos, administradores empresariais e novos líderes: jovens estudantes, tanto de ensino médio quanto do ensino superior.

O programa trabalha com o engajamento e protagonismo de jovens, para que desenvolvam atitudes proativas, e contribuam para a transformação de suas comunidades.

O programa em âmbito nacional, tem parceria com o Centro Universitário de Curitiba (UNICURITIBA), oportunizando estágios para estudantes de Relações Internacionais (RI).

Já o programa internacional acontece em parceria com a Brazilian Experience, empresa brasileira que oferece espaço e oportunidade profissional para estudantes estrangeiros, geralmente mestrandos Finlandeses. Este programa tem oportunidades amplas, podendo participar alunos de qualquer curso, desde que sintonizados com temas trabalhados no CIFAL.

No início deste ano, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do CIFAL Curitiba, formalizou parceria também com o CIFAL Atlanta. Assim, passou a receber estudantes da Universidade de Kennesaw, nos Estados Unidos. O mesmo faz o CIFAL Curitiba, indicando a eles, estudantes das Faculdades da Indústria.

A estudante de Relações Internacionais da UNICURITIBA e Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na UFPR, Fernanda Passos, foi uma das participantes no âmbito nacional e recomenda: “minha experiência no CIFAL foi incrível, aprendi muito e percebo que me tornei mais proativa. Além disso tive oportunidade de praticar bastante meu inglês”, afirma.

Nádia de Almeida veio de Washington – EUA para participar do programa internacional. Segundo ela, a participação foi fundamental para seu crescimento pessoal e profissional, além disso, adorou conhecer a cultura brasileira e se adaptou muito bem. Nádia concluiu sua participação no início de julho e concluiu:  “Estou indo embora deixando minha gratidão ao CIFAL Curitiba pela oportunidade e apoio” afirma. Graças a experiência no CIFAL Curitiba, Nádia voltou aos Estados Unidos já contratada em outro estágio.

Aos interessados no programa Nacional, é divulgada anualmente uma chamada à faculdade parceira. Basta preencher um formulário e encaminhar um currículo atualizado. A primeira fase o CIFAL analisa o currículo do candidato, na segunda fase chama para entrevista dando prioridade aos candidatos com domínio da língua inglesa e de preferência um terceiro idioma. A quantidade de selecionados dependerá do número de vagas disponíveis no momento.

Para inscrever- se no programa internacional, o formulário e currículo devem ser enviados às instituições Brazilian Experience e CIFAL Atlanta. Portanto, os estudantes das Faculdades da Indústria devem ficar atentos e acompanhar no site do CIFAL Curitiba.

  • Fonte: Deydjan Dias / Foto: Deydjan Dias