27/08/2019

CIFAL Curitiba participa do 3º Congresso Pacto pelo Brasil

 

Teve início ontem (26/08) o 3º Congresso Pacto pelo Brasil. Promovido pelo Observatório Social do Brasil, o Congresso teve como um de seus co-realizadores o CIFAL Curitiba. O objetivo geral do evento é reunir diversas autoridades para promover a abordagem de assuntos relacionados à qualidade na aplicação dos recursos públicos, transparência e controle social, de modo a fomentar propostas de melhorias para a eficiência da gestão pública e ao combate à corrupção.

No primeiro dos três dias de evento, o CIFAL Curitiba promoveu um workshop pela manhã cujo tema foi o Intercâmbio Internacional de Prefeituras. O workshop possibilitou que diversos governantes da América Latina se reunissem e compartilhassem seus conhecimentos e as ferramentas usadas para promover a transparência e a integralidade das instituições públicas.

Em um segundo momento, foram realizados painéis no período da tarde que tiveram como tema a Eficiência na Gestão Pública Municipal e Boas Práticas em Transparência, o primeiro painel foi mediado pela coordenadora do CIFAL Curitiba, Priscila da Paz Vieira. Durante os dois painéis foram compartilhadas experiências bem-sucedidas quanto a aplicação de práticas para aumentar a transparência do governo.

Ambos os painéis, e o workshop, contaram com a presença e participação de políticos de cidades do Equador, que também compartilharam as conquistas de suas gestões envolvendo a transparência governamental.

Um dos participantes foi o prefeito da Província de Cotopaxi, no Equador, Jorge Gonzalo Guamán Coronel. Jorge compartilhou suas experiências durante o  workshop Intercâmbio Internacional de Prefeituras, e no painel Boas Práticas em Transparência. Guillermo Herrera Villarreal, prefeito da Província de Carchi, no Equador, participou do painel Eficiência na Gestão Pública Municipal.