28/05/2019

CIFAL Curitiba, em parceria com o Sistema Fiep e a Unicesumar, realizou o primeiro encontro do programa “Inova 2030: pensando os ODS”.

Na última segunda-feira (27), os alunos dos cursos de Gestão Comercial, Logística, Processos Gerenciais e Recursos Humanos da Unicesumar participaram do programa Inova 2030: pensando os ODS, que tem como objetivo envolver os alunos no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e instigá-los a pensar em soluções inovadoras para os dilemas sociais, ambientais e econômicos.

O evento foi dividido em duas etapas. A primeira delas foi um ciclo de palestras para introduzir o tema da sustentabilidade e da mobilidade urbana. A ênfase foi dada ao ODS 8, que visa à promoção do trabalho decente e do crescimento econômico, dando ênfase à importância da mobilidade e de um trânsito seguro para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores.

Diante disso, a primeira palestra foi conduzida pela consultora do Centro de Inovação Sesi, Diva da Paz Vieira. Diva apresentou a Agenda 2030, a fim de aproximar os estudantes ao tema do desenvolvimento sustentável. Além disso, a consultora apresentou o Portal ODS como ferramenta para a busca e análise dos indicadores de sustentabilidade dos municípios brasileiros.

A partir disso, o palestrante Pedro Pitt apresentou a startup Mobi7 como um case que demonstra a viabilidade de alinhar sustentabilidade à inovação e ao empreendedorismo. O sócio-fundador da Mobi7 apresentou a trajetória da startup e as soluções que vêm sendo desenvolvidas para a prevenção de acidentes e melhoria na gestão de frotas.

Na sequência, o palestrante Cassiano Novo, especialista em segurança viária e fundador da startup Mobilidade Segura, apresentou um panorama da segurança viária em Curitiba e região metropolitana, especialmente acidentes de trajeto, e elencou desafios vivenciados na região. A partir de sua fala, os estudantes foram estimulados a pensar e criar uma solução ao desafio lançado: como otimizar a mobilidade dos colaboradores a fim de garantir maior bem-estar?.

 

Desse desafio, o encontro foi direcionado para a segunda etapa, conduzida pela coordenadora do CIFAL Curitiba, Priscila da Paz Vieira. Esta etapa utilizou de uma metodologia mais ativa, em que os alunos passaram a ser os protagonistas do projeto e interagiram por meio de uma série de atividades aplicadas.

Os alunos foram divididos em equipes e estimulados a pensar em novas ideias para solucionar o desafio lançado. Após a discussão e o compartilhamento de ideias, os grupos desenvolveram um produto ou serviço e apresentaram um pitch da solução no final do evento.

A oficina teve como objetivo disseminar entre os alunos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e criar a consciência de que eles são agentes de transformação, tendo potencial para transformar o mundo em um local mais sustentável e igualitário por meio da inovação.