09/11/2018

Anticorrupção é tema do sétimo encontro do IV Ciclo de Estudos sobre os ODS

Aconteceu na noite desta quarta-feira (07), o último encontro do IV Ciclo de Estudos sobre os ODS, que teve como tema o ODS 16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. O evento aconteceu na UniOpet e teve como ênfase o debate entorno da Anticorrupção.

O Prof. da UniOpet, Atílio Braga, abriu o evento com uma fala sobre os 30 anos da Constituição Federal brasileira, ressaltando a importância dos instrumentos de controle para assegurar o cumprimento da Constituição e a notoriedade do tema do combate à corrupção e suas contribuições para o alcance do ODS 16.

Em seguida, Diva Irene da Paz Vieira, do Sesi PR, apresentou o histórico e os aspectos da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dando ênfase ao ODS 16. No decorrer da sua explanação, Diva apresentou alguns indicadores nacionais do ODS 16, refletindo sobre o histórico de corrupção no Brasil e suas consequências para o país.

Para tratar do tema específico do combate e prevenção da corrupção, Joel Deringue, consultor na área de Riscos de Compliance do Sistema Fiep, foi convidado a apresentar o tema do compliance e sua importância na prevenção da corrupção na iniciativa privada, abordando a relevância dos programas de integridade para prevenir e combater essas práticas. Além disso, Joel ressaltou mecanismos de transparência e anticorrupção que podem ser aplicados nas instituições, compartilhando a experiência do Sistema Fiep na área.

Na sequência, a fim de complementar o debate entorno da anticorrupção, a Profª Flávia Mendes, da UniOpet, foi convidada a contextualizar os impactos da corrupção nas instituições e na sociedade, ressaltando como essas práticas  ameaçam o seu bom funcionamento. Flávia, no decorrer da sua fala, apresentou a relação estreita entre anticorrupção e sustentabilidade, enfatizando a interdependência entre as boas práticas e o bem-estar social e o papel da sociedade no combate e prevenção à corrupção.

Por fim, após as explanações, os palestrantes foram convidados a participar de um debate, mediado pelo Prof. Atílio Braga.

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba