13/09/2012

Treinamento sobre wikicidades é realizado durante o VI World Urban Forum

O CIFAL Curitiba realizou no dia 4 de setembro em Nápoles, Itália, uma sessão internacional de capacitação sobre plataformas colaborativas digitais denominadas “wikicidades” como parte do Sexto Fórum Urbano Mundial. O evento foi realizado em parceria com a empresa social Lung, de Porto Alegre, idealizadora da plataforma portoalegre.cc.

O evento começou com uma apresentação sobre o conceito de wikicidades – plataformas colaborativas digitais que tem como objetivo promover articulação, mobilização e cooperação de pessoas em torno de causas que contribuam para o desenvolvimento de uma cidade. Exemplos de wikicidades de várias partes do mundo foram apresentados, como o fixmystreet.com (Reino Unido) e o peoplemakeparks.org (Estados Unidos).

Participantes de 15 países diferentes dividiram-se em grupos de quatro cidades – Nápoles, Nairobi, Buenos Aires e Manila – para identificar causas e apontar como uma plataforma colaborativa poderia contribuir para a solução conjunta do problema. No final do exercício, os participantes apresentaram os resultados para todos. O grupo de Manila, por exemplo, definiu como problema o congestionamento de veículos da metrópole e apontou como solução o uso do twitter e plataforma digital para identificar pontos críticos e horários de maior trânsito.

As discussões entre os participantes também consideraram diferenças culturais e o desafio de implementar tecnologias digitais em algumas regiões. O prefeito Kalumba Ssebuliba do município de Nakawa, parte da cidade de Kampala, capital do Uganda, ressaltou a dificuldade de trabalhar com este tipo de conceito na África. Segundo Kaluma, o rádio ainda é uma das principais ferramentas para a disseminação de informações para a comunidade como acidentes de trânsito e problemas de infraestrutura.

A avaliação mostrou que 72% dos participantes ficaram satisfeitos com o evento, que contribuiu para seu conhecimento em estratégias para estimular o envolvimento e a participação dos cidadãos no processo de construção de cidades mais humanas.

Fórum Urbano Mundial – WUF6

A capacitação promovida pelo CIFAL Curitiba e pela Lung foi a única participação brasileira selecionada na programação das sessões de treinamento do evento, organizado a cada dois anos pela UN-HABITAT – Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos. O evento contou com 8271 participantes de 152 países e de todas as categorias, incluindo governos nacionais, regionais e locais, parlamentares, organizações da sociedade civil, academia, setor privado, organizações multilaterais, instituições financeiras e agências das Nações Unidas.

Tendo como irreversível a rápida urbanização e o fato de que 2/3 da população mundial já vive em áreas urbanas, o Fórum apresentou grande parte das temáticas relacionadas à discussão sobre o futuro das cidades. A programação teve como enfoque ações voltadas à urbanização sustentável, à habitação digna, à mobilidade urbana mais humanizada e à cooperação entre os diversos setores da sociedade em prol do desenvolvimento de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades.

Segundo o Dr. Joan Clos, Diretor Executivo da UN- HABITAT, “É essencial nutrirmos e planejarmos nossas cidades com cuidado, pois elas são as maiores conquistas físicas da civilização humana. Para se ter uma cidade que gera prosperidade, riqueza e empregos para os jovens, juntamente com habitação digna e serviços básicos, e que conserva energia e reduz a pobreza, a poluição e a produção de resíduos – a cidade deve ser adequada e cuidadosamente planejada. Uma área urbana deve ser bem planejada para que seja um motor de geração de riqueza. E cidades devidamente planejadas devem ser a nossa contribuição estratégica para as próximas gerações. As principais áreas onde governos, autoridades locais, e especialistas precisam agir com devida atenção são os espaços públicos. Para reduzir a pobreza temos de re-organizar a ordem espacial nas cidades não planejadas e temos que ter instituições para implementar isso”.

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba