11/02/2020

CIFAL Curitiba e Sistema Fiep comemoram o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência

A ciência e a igualdade de direitos entre homens e mulheres são essenciais para o desenvolvimento. No entanto, mulheres e meninas continuam a ser excluídas da participação integral na ciência: menos de 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres.

O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado a cada ano em 11 de fevereiro, é liderado pela UNESCO e pela ONU Mulheres em colaboração com instituições e parceiros da sociedade civil que promovem o acesso e a participação de mulheres e meninas na ciência.

O CIFAL Curitiba, tendo como um de seus eixos de atuação o desenvolvimento econômico, promove ações que desenvolvam habilidades femininas de liderança, fomentando a participação feminina em projetos de inovação, ciência e tecnologia.

Hoje, a fim de comemorar essa data extremamente especial, a Sede do Sistema Fiep recebe a exposição Mulheres na Ciência, com os melhores trabalhos produzidos na edição de 2019 do Concurso de Infográficos.

Foram mais de 440 alunos participantes, de 33 unidades do Colégio Sesi, que produziram infográficos sobre a participação das mulheres no mundo STEAM. Para a exposição, foram selecionados 25 infográficos, sendo os 3 infográficos vencedores e mais 22 infográficos que se destacaram na avaliação.

Na ocasião foi lançado o II Concurso Mulheres na Ciência, organizado pelo CIFAL Curitiba e Colégio Sesi, em parceria com a Gerência Executiva de Projetos Estratégicos e a Gerência Executiva de Educação do Sistema Fiep. O concurso propõe que os alunos construam vídeos de curta duração sobre mulheres profissionais das áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática) da sua cidade ou região, que contribuem, ou contribuíram, para o desenvolvimento do estado do Paraná.

As inscrições podem ser realizadas do dia 11 de fevereiro ao 06 de março de 2020.