09/07/2018

Sistema Fiep apresenta Portal ODS no High Level Political Forum, na sede da ONU, em Nova York

 

O Sistema Fiep, por meio do CIFAL Curitiba, esteve presente no Special Event Implementing the SDGs at the Local Level, organizado pelo UNITAR, na sede das Nações Unidas, em Nova York.

O evento, ocorrido no dia 09/07, fez parte da programação do United Nations High Level Political Forum, e promoveu o compartilhamento de experiências locais na promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O Sistema Fiep foi convidado para compartilhar o case do Portal ODS como uma das melhores práticas no mundo para o desenvolvimento local. No mesmo painel, outras seis iniciativas de outros países serão apresentadas: da Espanha, Colômbia, Bélgica, África do Sul e China.

O Portal ODS

O portal reúne informações para dar suporte a todas as instituições no Brasil interessadas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Indicadores ODS de todos os estados e municípios brasileiros são atualizados permanentemente na plataforma e permitem saber como está a situação de cada cidade em relação a cada objetivo. Assim, é possível que ações sejam tomadas para mudar o quadro. Para gestores, há serviços como ferramenta de busca de indicadores, personalização de relatórios e comparações entre diferentes localidades.

Priscila da Paz Vieira, coordenadora do CIFAL Curitiba, apresentou os esforços do Sistema Fiep e do CIFAL Curitiba na disseminação da informação dos ODS entre a indústria, o poder público e a sociedade civil brasileira, a fim de construir um projeto de desenvolvimento nacional mais inclusivo e sustentável. Foi reforçado, durante o evento, a importância ao acesso à informação e o monitoramento dos ODS como um dos pilares para promover a conscientização cidadã e estimular práticas que incorporem os ODS a fim de alcançar os objetivos da Agenda 2030.

Compromisso com a Agenda 2030

Definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio de consultas públicas em mais de 50 países, os 17 ODS fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Entre os objetivos estão a educação de qualidade (ODS 4); equidade de gênero (OD 5); consumo responsável (ODS 12); e paz e justiça (ODS 16).

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba