13/11/2017

Seminário Internacional sobre Integridade na Indústria promove debate em ética e anticorrupção

No dia 09 de novembro, o Campus da Indústria recebeu o Seminário Internacional sobre Integridade na Indústria, promovido pelo CIFAL Curitiba, Sistema Fiep e o IEL/PR. A proposta surgiu do compromisso dessas instituições em incentivar a gestão socialmente responsável das indústrias e estimular a transparência e a competitividade dos negócios, a fim de desenvolver capacidades de indivíduos e de organizações para melhorar a tomada de decisão e apoiar ações para a construção de um futuro melhor.

O objetivo do encontro foi estimular o debate sobre ética e a integridade, envolvendo indústrias e instituições de ensino da América Latina nessa discussão. Para engajar industriários e instituições de ensino nas questões relacionadas à ética e a anticorrupção, foram convidados especialistas brasileiros e latino-americanos para compartilhar seus conhecimentos e experiências na área.

O debate foi mediado pelo Prof. Rafael Guedes e contou com a presença de Rodrigo Zani Soares, Gerente de Riscos e Compliance do Sistema Fiep, que abordou o histórico do compliance no Brasil; Prof. Rafael Molina (webconferência), apresentando a experiência do sistema de compliance em El Salvador; Dr. Guilherme Freire de Melo Barros, Procurador do Estado do Paraná, abordando os custos da corrupção para os negócios; e Alexandre Mugnaini, compartilhando o case da Itaipu Binacional na área de Compliance.

 

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba