22/06/2018

Realização da II Reunião da Rede Paranaense de Compliance

O evento ocorreu no dia 21/06 no Campus da Indústria e teve o objetivo de promover o debate e a troca de experiências na área de compliance.

O Campus da Indústria recebeu na última quinta-feira (21), o 2º Encontro da Rede Paranaense de Compliance. O objetivo do evento foi promover o debate e a troca de experiências na área de complience, por meio do compartilhamento dos principais desafios encontrados na implementação dos programas de integridade das empresas, os conhecimentos adquiridos ao longo desse processo e a importância do compliance para o bom funcionamento das empresas.

Durante o encontro, alguns convidados compartilharem informações sobre o processo dentro de suas empresas. O representante da VG&P Advogados, Clóvis Alberto de Pinho, apresentou os impactos da Lei Anticorrupção brasileira no modus operandi das empresas. Pinho ainda enfatizou o crescente debate em torno da necessidade das empresas de implementarem as boas práticas no seu programa de atuação e, também, os desafios que persistem na disseminação da cultura do compliance.

Outro convidado que compartilhou sua experiência, foi o Gerente de Implantação de Risco Corporativo e Compliance da Itaipu Binacional, Alexandre Mugnaini, que contou um pouco da experiência da Itaipu Binacional na criação do seu Programa de Integridade e deu ênfase na importância do autoconhecimento das empresas para estabelecerem um programa de compliance compatível e permanente.

Durante encontro também foram apresentados alguns avanços na construção do regimento da Rede Paranaense de Compliance, que está sendo conduzida pelo Sistema Fiep, em parceria com o CIFAL Curitiba, e que havia sido previamente discutido no primeiro encontro da rede.

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba