28/12/2018

Pesquisa da PwC apresenta relatório sobre a relação do mundo corporativo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O tema da sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável têm aparecido de forma mais recorrente no mundo dos negócios. Por essa razão, a PwC desenvolveu uma pesquisa para identificar o lugar ocupado pelos ODS nas instituições e entender se o ambiente corporativo realmente está preocupado com essa agenda.

De acordo com a pesquisa, 72% das corporações mencionam os ODS no relatório anual corporativo e/ou de sustentabilidade. Além disso, 50% das corporações identificaram ODS prioritários. Esses números expressivos apontam para uma tendência da inclusão dessa agenda no mundo corporativo.  No entanto, a pesquisa mostra alguns desafios latentes que ainda persistem para que os ODS sejam considerados parte fundamental dos negócios.

Segundo o relatório,  apenas 19% das declarações dos altos cargos nos relatórios anuais fazem menção aos ODS e, além disso, somente 23% das companhias divulgaram Indicadores-chave de Desempenho significativos e metas relacionadas aos ODS, o que demonstra um comprometimento ainda frágil com essa pauta.

Diante disso, a fim de transformar essa relação em algo mais concreto, o relatório apresenta algumas diretrizes de atuação para as corporações, dentre elas, a consciência de que toda parte da organização tem um papel a desempenhar para o alcance dos ODS e que as lideranças são a chave para progredir nesse sentido; o estabelecimento de indicadores de desempenho para direcionar e mensurar as ações; e equalizar o nível de qualidade dos relatórios de informação financeira e não-financeira.

Acesse o site da PwC e confira o relatório na íntegra.

  • Fonte: PwC