20/08/2018

Oficina de Indicadores ODS destaca informações sobre o ODS 4 – Educação de qualidade

No dia 13, o Sesi no Paraná, em parceria com o CIFAL Curitiba, realizou mais uma Oficina de Indicadores ODS, nas Faculdades da Indústria em São José dos Pinhais.

As facilitadoras Diva Irene da Paz Vieira e Isabela Drago, do Sesi no Paraná, abordaram alguns conceitos de sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dando ênfase especial aos indicadores do Objetivo 4 – Assegurar educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo para todos, oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.

Desta vez, os alunos do curso de Pedagogia tiveram a oportunidade de conhecer o Portal ODS (www.portalods.com.br) e explorar os indicadores educacionais do ODS 4. A oficina propôs exercícios em grupos a fim de facilitar a interpretação e a análise dos indicadores de São José dos Pinhais, no Paraná. Após a oficina, os alunos foram orientados a desenvolver um projeto, em algum ambiente de aprendizagem, sintonizado com uma das metas do ODS 4.

O QUE SÃO OS ODS?

Para quem ainda não conhece, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte de uma nova agenda mundial, aprovada em 2015, pela Organização das Nações Unidas (ONU). No total, são 17 objetivos à serem alcançados até o ano de 2030.

Os temas contemplados pelos ODS são: pobreza;  segurança alimentar; saúde; educação; gênero; água e saneamento; energia; crescimento econômico e emprego digno; infraestrutura e industrialização; desigualdades; cidades; modos de produção e consumo responsáveis; mudanças climáticas; mares e oceanos, florestas e biodiversidade; paz e justiça e parcerias.

Uma excelente ferramenta disponibilizada pelo Sesi PR é o Portal ODS, com notícias, dicas, eventos e publicações relacionadas aos ODS. Além desse conteúdo, o Portal tem indicadores de fontes oficiais, de todos os estados e municípios brasileiros.

Inaugurado este ano, o Portal dispõe de informações fáceis e descomplicadas, representadas por gráficos, mapas, e análises textuais. A intenção é que o maior número de pessoas possível possa acessar com facilidade e compreender as informações a fim de propor soluções sintonizadas com estes novos desafios mundiais.

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba