05/11/2018

ODS 7 foi o tema do sexto encontro do IV Ciclo de Estudos sobre os ODS

Aconteceu no dia 24 de outubro, na Universidade Positivo, o sexto encontro do IV Ciclo de Estudos sobre os ODS. O encontro promoveu o encontro entre especialistas para debater o ODS 7 – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos.

Para contextualizar o tema, Diva Irene da Paz Vieira, do Sesi PR, foi convidada para introduzir o tema da sustentabilidade e apresentar a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, além de apresentar os indicadores do ODS 7 no Brasil.

Para aprofundar o tema proposto pelo ODS 7, estiveram presentes Cícero Bley, aposentado pela Itaipu Binacional, onde trabalhou na área de Energias Renováveis, abordando o contexto energético nacional atual e apresentando novas possibilidades de promoção da eficiência energética.

Na sequência, Felipe Wotecoski, sócio-fundador da startup METHA Energy, apresentou o Micro Gerador Hídrico desenvolvido pela startup, abordando seus benefícios mensuráveis em termos de eficiência energética, bem como suas contribuições à sustentabilidade ambiental e econômica.

Por fim, Marcos Henrique Marçal Camillo, Engenheiro Eletricista da Copel, apresentou os projetos que vem sendo desenvolvidos e implementados pela Companhia de Energia para melhoria da eficiência energética no estado, a fim de ampliar e otimizar a distribuição em conformidade com os pilares da sustentabilidade.

Ao fim, o professor da Universidade Positivo, Fabrízio Nicolai Mancini, mediou o debate entre os convidados e os alunos, que interagiram por meio de questionamentos e provocações quanto ao tema das energias renováveis no contexto brasileiro.

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba