05/06/2019

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado hoje

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, a ONU instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Esta data é celebrada todos os anos no dia 5 de junho e tem como foco a preservação dos recursos naturais. Para que a conscientização aconteça, a cada ano um tema é debatido ao redor do mundo e são realizadas campanhas e atividades que mobilizam cidadãos, governantes e empresas. O tema escolhido para 2019 é ‘’A poluição do ar’’.

Nove em cada dez pessoas no mundo respiram ar poluído, e o tema desse ano tem como objetivo alertar e informar as pessoas sobre essa ameaça. A poluição do ar traz inúmeros prejuízos para a saúde, causando problemas respiratórios e cardiovasculares. As populações mais afetadas são as crianças, os idosos e as pessoas que já apresentam doenças respiratórias.

 A escolha desse tema específico é uma oportunidade de estimular o desenvolvimento de políticas públicas pela qualidade do ar e, para tanto, se fazem necessárias ações de prevenção, combate e redução das emissões de poluentes.

Para unir esforços e influenciar a população para o combate da poluição do ar, a ONU Meio Ambiente no Brasil promove várias atividades em todo o território brasileiro entre os dias 1 e 9 de junho. Serão realizados lançamentos e ações de engajamento digital, impulsionando o diálogo entre os diferentes setores da sociedade e buscando um maior investimento em tecnologias verdes e mudanças nos hábitos da população.

Segundo a representante da agência ambiental da ONU, Denise Hamú, o país está em um momento chave para o alcance da agenda urbana:

“A poluição do ar é responsável por 7 milhões de mortes por ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma excelente oportunidade para explorar políticas coerentes de energia renovável e tecnologias verdes. Com a Respire Vida agora no Brasil, esperamos uma ampla adesão dos municípios e estados para juntos começarmos a implementar medidas que garantam às futuras gerações o direito ao ar puro”.

Desde 2010, o CIFAL Curitiba promove eventos relacionados à sustentabilidade ambiental. Neste ano, nos juntamos novamente ao movimento global ”A hora do planeta”, apagamos as luzes durante uma hora no dia 28 de março, visando a sensibilização sobre as mudanças climáticas e seus impactos na biodiversidade e na vida das pessoas.

A esfera ambiental abrange diretamente grande parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e através da nossa área de trabalho ”Agenda 2030”, fornecemos capacitações que buscam conscientizar e chamar para a ação a sociedade civil, para que se envolvam e compartilhem o desenvolvimento sustentável.