21/11/2019

INOVA 2030: pensando os ODS leva o desafio da logística reversa para debate na universidade

Na última segunda-feira (18/11), o CIFAL Curitiba promoveu o último encontro de 2019 do programa INOVA 2030: pensando os ODS. O programa, que tem como objetivo aproximar os estudantes universitários à nova agenda mundial de desenvolvimento e alinhar inovação e sustentabilidade para superar desafios vivenciados pelas indústrias, promoveu seis encontros no decorrer do ano.

O último encontro foi realizado com os estudantes de Automação Industrial, Fabricação Mecânica, Gestão da Produção Industrial, Processos Químicos e Biotecnologia, das Faculdades da Indústria campus CIC. O tema do encontro foi o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima, dando ênfase à gestão de resíduos e de materiais gerados pelas indústrias.

Para abordar o tema, estiveram presentes a consultora do Centro de Inovação Sesi, Diva da Paz Vieira; o CEO da startup Central de Materiais, Marcio Leo; e o Analista Ambiental que atua no Sistema Fiep, Paulo Henrique Moraes.

 

Para introduzir o tema, Diva apresentou um panorama sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contextualizando os estudantes acerca dos desafios globais para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Na sequência, o CEO da Central de Materiais apresentou a solução sustentável e empreendedora desenvolvida pela empresa para amenizar os impactos ambientais ocasionados pelo descarte incorreto de resíduos, conectando compradores e vendedores dessas matérias por meio de plataforma web.

Por fim, para aproximar os alunos às realidades vivenciadas pelas indústrias no tocante à gestão dos resíduos, Paulo apresentou um panorama ambiental gerado por esse descarte incorreto e as medidas que estão sendo criadas para reverter esse cenário, dentre elas, a logística reversa.

 

Nesse escopo, os alunos foram desafiados a pensar em alternativas de reaproveitamento e reciclagem de embalagens, a fim de obter máxima utilização desses materiais. Diante dessa dinâmica, os alunos puderam, também, repensar seus próprios hábitos de consumo e descarte.

 

 

 

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba