05/02/2019

Governo brasileiro estabelece as metas nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou o documento com a proposta de adaptação das metas globais para a promoção do desenvolvimento sustentável à realidade e às prioridades brasileiras.

Após o consecutivo incentivo das Nações Unidas para que os países considerassem as realidades nacionais na formulação das estratégias de ação em prol da Agenda 2030, a Comissão Nacional dos ODS (CNODS) incorporou no seu Plano de Ação 2017-2019 a missão de adequar as metas globais de desenvolvimento sustentável ao contexto brasileiro.

O processo de definição dessas metas contou com o assessoramento técnico do Ipea, que coordenou a estruturação da proposta. Para isso, foram criados, num primeiro momento, grupos de trabalhos internos para cada ODS, a fim de debater as 169 metas internacionais. Na sequência, os debates envolveram gestores e técnicos de dezenas de órgãos governamentais especializados e, por fim, a proposta foi aberta a uma consulta pública, para análise e sugestões da sociedade civil.

O documento final publicado apresenta 175 metas nacionais. Das 169 metas globais, 167 foram consideradas compatíveis e pertinentes à realidade brasileira, sendo algumas delas alteradas para fins de adequação às especificações do país. Além dessas, 8 novas metas foram criadas, levando em consideração o panorama brasileiro.

Confira a publicação na íntegra e conheça as 175 metas brasileiras para o desenvolvimento sustentável.

  • Fonte: Ipea