27/07/2017

Curso sobre segurança viária revela números alarmantes de acidentes e ajuda os participantes na prevenção

O Sistema Fiep, por meio do CIFAL Curitiba, promoveu no último sábado (24) o Curso Comportamento Seguro e Prevenção de Acidentes em Frotas, no Campus da Indústria, em Curitiba.  O evento é voltado para Gestores de Frotas, Logística, Transportadoras, Seguradoras, Gestores Públicos, Psicólogos e Estudantes de Psicologia, Instrutores de Trânsito, Educadores e Multiplicadores em Prevenção e tem intuito de disseminar informações para prevenir acidentes em frotas.

O curso foi ministrado pelo Psicólogo e Diretor da empresa Mobilidade Segura, Cassiano Ferreira Novo, que tratou sobre o tema segurança viária. Revelou que os principais motivos dos acidentes que ocorrem são causados pelo consumo de álcool e pela alta velocidade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 60% dos acidentes são influenciados pela distração, sendo o uso do celular no trânsito um dos principais motivos.

“O Brasil ainda possui um número menor de óbitos correlatos à acidentes de trânsito se comparado com países como a África, América do Sul, Índia, China, ou seja, países com altos índices de ocorrências. Mesmo assim, a progressão do número de mortes no Brasil é preocupante”, afirma Cassiano.

Ricardo Ferreira Novo, da Startup Mobi7, apresentou alguns dados mundiais alarmantes. Com base nos dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, verificou-se que no mundo aconteceram 41.151 mortes no trânsito só em 2016; foram investidos, aproximadamente, 36 bilhões na prevenção de acidentes de trânsito; e desde 2000, foram registradas 670 mil pessoas vítimas de acidentes de trânsito no mundo.

A Startup Mobi7 apresentou, também, um sistema de monitoramento desenvolvido com a finalidade de melhorar o controle e a segurança das frotas, acompanhando inclusive o comportamento dos motoristas.

O CIFAL Curitiba ao promover o Curso Comportamento Seguro e Prevenção de Acidentes em Frotas, em parceria com a empresa Mobilidade Segura, oportuniza que o tema segurança viária seja colocado em pauta, gerando maiores reflexões e soluções.

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba