12/05/2016

Educação para a Sustentabilidade é tema de debate

Ontem, dia 11 de maio, o CIFAL Curitiba, o Sesi no Paraná e a UFPR realizaram a palestra “Educação para a Sustentabilidade e o Papel das Ciências no Contexto Internacional”, no Campus da Indústria, em Curitiba. Cerca de 20 professores do Colégio Sesi Internacional de Curitiba e da Equipe Multidisciplinar participaram de palestras ministradas pela Dra. Merja Hoppe, professora no ZHAW Zurich University of Applied Sciences – INE Institute of Sustainable Development e pelo Professor PhD, Farley Nobre, da UFPR.

Retratando os desafios encontrados no ensino das ciências aplicadas e abordando a sustentabilidade em sua relevância, potencial e perspectiva, a Prof.ª Dra. Merja Hoppe ressaltou a importância de mostrar para alunos e acadêmicos a sustentabilidade como potencial para gerar novos negócios. “É importante que os estudantes tomem consciência da perspectiva de sustentabilidade para que pensem assim no futuro”, pontuou.

Com o tema da educação para o desenvolvimento sustentável, o Prof. Dr. Farley Nobre retratou a importância da prática da multidisciplinaridade como o futuro e da transdisciplinaridade como ponto fundamental nas ciências aplicadas. O professor ainda ressaltou a importância da sustentabilidade na ciência e como essa ciência pode “transformar o caminho de um cidadão”.

O evento teve como objetivo estimular a reflexão dos professores do Colégio Sesi e encorajá-losa usar as ciências aplicadas como caminho para melhorar a educação nas suas escolas.

Daniel Pessoa de Moura, professor de biologia e ciências aplicadas do Colégio Sesi Internacional, confirma o quanto é relevante desenvolver a mentalidade do processo de interdisciplinaridade com os alunos.

“É importante incentivar os alunos a pesquisarem, verem que ciência não é só a ciência em si, mas pesquisar e raciocinar diversas disciplinas ao mesmo tempo. E mostrar que tudo está interligado, que não existe só a biologia, a física ou a química, todas essas disciplinas, ou seja, todas essas ciências conversam entre si, por isso, é importante desenvolver a mentalidade dessa interdisciplinaridade”, comenta o professor.

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba