05/07/2012

CIFAL Curitiba tem programa de voluntariado para estudantes de RI

Estudantes da área de Relações Internacionais (RI) de Curitiba tem a chance de viver na prática aquilo que aprendem em sala de aula. O Centro Internacional de Formação de Atores Locais (CIFAL Curitiba), órgão ligado às Nações Unidas mantido no Brasil pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), mantém um programa de voluntários para estudantes dessa área, que podem conhecer mais sobre esta realidade.

Atualmente há dois programas de voluntariado em andamento. Um deles é ligado ao Centro Universitário Unicuritiba, através do qual os estudantes de RI podem participar de um programa de 150 horas, onde vivem o dia a dia do CIFAL, realizando diversas atividades práticas. “É raro ter uma oportunidade que seja ‘pura’ relações internacionais”, afirma, Caroline Biasi participante do programa. Segundo ela, normalmente os estágios oferecidos aos estudantes de RI são na área de comércio exterior.

Para a estudante Roberta Mansani a oportunidade é vista como um trampolim para impulsionar a atividade profissional “O benefício não é financeiro, mas a experiência, que poucos conseguem ter”, afirma. Assim também pensa outro participante do programa, Felipe Franco. “Acho que todo mundo que entra no curso de Relações Internacionais tem o sonho de trabalhar na ONU. Estar aqui é o começo do caminho”, avalia.

Além da parceria com a Unicuritiba, o CIFAL também desenvolve um programa de voluntariado com a empresa Brazilian Experience, que solicitou ao órgão que recebesse a estudante norte-americana Mayra Ruiz. “É uma oportunidade interessante que combina o trabalho profissional e o conhecimento da cultura”, conta.

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba