27/09/2019

CIFAL Curitiba realiza “INOVA 2030: pensando os ODS” com alunos da UNILA

Na manhã de 25/09, o CIFAL Curitiba, em parceria com o Sistema Fiep e com a UNILA, aplicou o programa INOVA 2030: pensando os ODS com alunos de diversos cursos da UNILA, em Foz do Iguaçu. O programa busca envolver os estudantes no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estimulá-los a pensar e discutir sobre soluções inovadoras para problemas sociais, ambientais e econômicos.

O tema do encontro foi o ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes, que busca promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. Essa edição do programa deu ênfase à temática do compliance e da transparência nas instituições.

Para introduzir o tema, a analista de projetos do CIFAL Curitiba, Carla Ricci, abordou a trajetória de consolidação da Agenda 2030 e o propósito norteador dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de aproximar os alunos ao tema.

Posteriormente, adentrando na temática do ODS 16, Cassiano Peres, sócio fundador da startup Brexbit, incubada no Parque Tecnológico da Itaipu, foi convidado para apresentar as soluções que a empresa têm criado baseadas na tecnologia Blockchain e que têm contribuído para o aumento da transparência nas instituições.

 

Na sequência, Alexandre Mugnaini, que atua na área de Compliance da Itaipu Binacional, participou da atividade apresentando alguns desafios enfrentados nesta área para o fortalecimento da integridade nas instituições, a fim de provocar a reflexão entre os estudantes. Para isso, lançou três desafios específicos a serem trabalhados pelos alunos: como alinhar a Cultura Organizacional de uma instituição à nova realidade de governança focada em Riscos e Integridade; como alinhar a Governança em Integridade entre uma instituição e seus parceiros/fornecedores; e como alinhar os interesses de uma instituição com os interesses individuais.

Os estudantes, provenientes de múltiplos cursos e nacionalidades, trabalharam na ideação e estruturação de possíveis soluções para superar ou, pelo menos, minimizar esses desafios, as quais foram apresentadas no fim da atividade.

INOVA 2030

O programa INOVA 2030: pensando os ODS tem como objetivo levar a discussão sobre a Agenda 2030 para as instituições de Ensino Superior, alinhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável à inovação e às realidades vivenciadas pelas indústrias.

O programa dá ênfase ao protagonismo dos estudantes como sujeitos de transformação global e construção de comunidades sustentáveis.

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba