10/10/2019

CIFAL Curitiba realiza capacitações com servidores municipais de Curitiba

Nas tardes dessa segunda-feira (7), terça-feira (8), e quarta-feira (9), o CIFAL Curitiba realizou capacitações sobre a Agenda 2030 com gestores municipais. A realização dessas ações trata-se de uma parceria entre o Sistema Fiep, CIFAL Curitiba e a prefeitura de Curitiba, visando uma cooperação em prol de uma cidade mais sustentável.

Em um primeiro momento, a consultora do Centro de Inovação Sesi, Diva da Paz Vieira, apresentou a Agenda 2030, a fim de aproximar os gestores ao tema. Os representantes foram introduzidos à Agenda 2030 e apresentados aos métodos de análise dos indicadores, com o intuito de contribuir para a criação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano e sustentável. Além disso, o workshop demonstrou a transição dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os indicadores de dados relacionados do Paraná e Curitiba.

A partir disso, representantes do IMAP (Instituto Municipal de Administração Pública) apresentaram estratégias para que o setor público alinhe o planejamento urbano aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Foram expostas algumas metas dos ODS que possuem ligação com os projetos desenvolvidos pela prefeitura, e os gestores foram incentivados à implementarem as metas aos seus programas.

O CIFAL Curitiba e o Sesi PR destacam a importância da discussão sobre a Agenda 2030 e reconhecem a relevância que o poder público possui na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para a construção de um mundo sustentável é imprescindível que os governos, as empresas e a comunidade estejam articulados, a fim de compartilhar desafios e criar estratégias locais que vislumbrem a sustentabilidade.

As capacitações foram realizadas no Salão Barigui, situado no Complexo Imap Barigui, e contaram com a presença de 80 gestores públicos.