18/04/2019

CIFAL Curitiba e Sistema Fiep promovem Seminários sobre Compliance Digital no Paraná

Nos dias 16 e 18 de abril, foram realizados os Seminários de Compliance Digital, os quais promovem a reflexão sobre a análise de riscos e adoção de medidas preventivas para a adequação das empresas às regras aplicáveis às tecnologias da informação. As ações ocorreram nas Casas da Indústria das cidades de Londrina (16), Maringá (16) e Cascavel (18).

Os seminários são resultado da parceria do CIFAL Curitiba com a Gerência de Riscos e Compliance do Sistema Fiep, com o intuito de promover a importância da transparência e da integridade das instituições dos negócios para o crescimento e desenvolvimento do país. Nessa ocasião, a proposta foi abordar especificamente o Compliance Digital, que foca na segurança das informações da organização, as quais podem comprometer a operação da empresa e colocar em risco sua saúde financeira.

Alexandre Martins, sócio da KPMG, foi o especialista convidado para conduzir os três seminários. Durante os seminários, Alexandre apresentou o panorama da crescente utilização de tecnologias emergentes nos negócios, uma tendência global que tem deixado muitas empresas frágeis e expostas a ataques cibernéticos.

Diante desse cenário, Alexandre Martins ressaltou os riscos à exposição e uso indevido de dados pessoais dos clientes dessas instituições, apresentando a falta de conscientização e treinamento, bem como às fragilidades de sistemas e tecnologias como aspectos facilitadores dessas violações. Sendo assim, torna-se imprescindível o envolvimento da estrutura de governança e compliance das empresas para assegurar a segurança destes dados.

Como desfecho desse cenário, o especialista apresentou a Lei Geral de Proteção de Dados, publicada no Brasil em 2018 e que deve entrar em vigor em 2020, como um instrumento fundamental para assegurar a privacidade e segurança dos dados dos clientes. Sendo assim, além de discorrer sobre a matéria da Lei, Alexandre apresentou aos representantes das empresas presentes o caminho e as ferramentas ideais a serem aplicadas para a adequação à nova lei, garantindo, assim, o controle sobre a segurança de dados e o compliance.

Participaram desses encontros, empresas representantes dos sindicatos vinculados ao Sistema Fiep, gestores públicos municipais e de demais organizações interessadas no tema.

Londrina

Maringá

Cascavel

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: Sistema Fiep