30/08/2019

CIFAL Curitiba promove “INOVA 2030: pensando os ODS” no Sudoeste do Paraná

Nos dias 28 e 29 de agosto, o CIFAL Curitiba esteve nas cidades de Pato Branco e Francisco Beltrão aplicando o programa INOVA 2030: pensando os ODS com estudantes de instituições de ensino da região.

Na quarta-feira (28), o programa foi desenvolvido com os alunos de Psicologia e Publicidade e Propaganda da FADEP, em Pato Branco. O encontro deu ênfase ao ODS 8, que versa sobre crescimento econômico e trabalho decente, tendo como foco os desafios da comunicação interna nas indústrias.

A ação contou com a fala do consultor do Sesi PR, Carlos Kosloski, contextualizando a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Na sequência, Ângelo Alfredo Garcia, diretor da startup Versa Tecnologia e Marketing, que está dentro da aceleradora do Sistema Fiep de Pato Branco,  apresentou a empresa e as soluções que tem desenvolvido na área de comunicação das instituições.

Para encerrar o primeiro módulo do encontro, Celso Palagi, representante do setor de Recursos Humanos da industria Atlas Eletrodomésticos, trouxe algumas informações sobre a dinâmica da indústria e lançou um desafio aos alunos, vivenciado no cotidiano da organização: a comunicação entre os colaboradores.

Diante desse desafio, de como melhorar a comunicação interna no contexto apresentado, os alunos trabalharam em grupo na construção de uma solução inovadora, as quais foram apresentadas e avaliadas no final da atividade.

 

Em Francisco Beltrão, a dinâmica foi aplicada na quinta-feira (29) com os alunos de Engenharia Química, Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos da UTFPR. O encontro teve como temática o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis, dando ênfase à temática da gestão de resíduos, desafio de indústrias de diversos setores produtivos.

Após a introdução ao tema da Agenda 2030, Alcione Vicensi apresentou o projeto que realiza com o colega Rodrigo Martins dos Santos: a a produção artesanal de instrumentos musicais de corda. A dupla produz guitarras a partir do reaproveitamento de madeira, geralmente provenientes de restos de construção ou móveis, e de outros materiais para construir demais componentes do instrumento.

Algumas peças, que são produzidas e comercializadas sob demanda, foram levadas para que os alunos pudessem conhecer mais do trabalho.

Dando sequência à temática dos resíduos,  Daiana Lauxen, analista da BRF de Francisco Beltrão, apresentou um dos desafios vivenciado pela indústria na área de resíduos: o reaproveitamento do lodo que provém da limpeza dos reservatórios de água.

Esse resíduo, que virá a ser produzido, terá como destinação, inicialmente, a compostagem. No entanto, Daiana trouxe a provocativa de pensar em outras alternativas para sua reutilização, tendo em vista a rigidez que a política de resíduos vem adquirindo.

 

No decorrer da tarde, os alunos trabalharam em grupo e diversas soluções foram apresentadas no final da ação para a destinação desse resíduo.

Ambos os encontros, além de provocar os jovens a pensarem em soluções e empreendimentos que alinhem sustentabilidade e inovação, pôde aproximar os estudantes às realidades vivenciadas localmente.

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba | UTFPR