14/11/2011

CIFAL CURITIBA participa de debate sobre Economia Criativa no MON

O segundo dia do seminário de Economia Criativa, realizado nesta quinta-feira (10) pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (SETU) e Sistema Fiep/Sesi no Museu Oscar Niemeyer, teve início com palestras que abordaram o turismo criativo, mediadas pelo secretário do Turismo, Faisal Saleh.

A professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luciane de Fátima Neri, deu dicas sobre como agregar valor ao turismo nas cidades. Ana Carla Fonseca, assessora em economia criativa para a ONU e ganhadora do prêmio Jabuti 2007 com o livro Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável, apresentou exemplos de cidades criativas, destacando a importância da cultura na percepção das pessoas sobre os lugares que escolhem visitar.

Pela tarde, no painel 1, o evento recebeu a secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC), Cláudia Leitão, que participou de um bate-papo com Leo Feijó, gerente da incubadora Rio Criativo – iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro executada pelo Instituto Gênesis, da PUC-Rio -, e Eliane Parreiras, secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais. A conversa, mediada pelo secretário da Cultura do Paraná, Paulino Viapiana, abordou as políticas criativas para a economia criativa. Viapiana comentou a importância das parcerias para o desenvolvimento econômico da cultura e das diretrizes e ações nacionais para o fortalecimento da economia criativa.

O painel 2 do segundo dia de seminário, mediado pelo diretor da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), Rogério Pereira, apresentou experiências e iniciativas que deram certo no setor criativo. Patrizia Bittencourt Pereira do Centro Internacional para Formação de Atores Locais na América Latina, Eliane Cordeiro de Vasconcellos Garcia Duarte da Agência de Inovação da UFPR, Marcia Ferronato do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região da Uva e do Vinho (RS), e o Fashion Show Manager Paulo Martins, foram os participantes do painel.

Com debates sobre os mais diversos temas relacionados à economia criativa, o seminário, que recebeu mais de 200 participantes, foi encerrado com o lançamento do Instituto de Moda do Paraná (IMOP), instituição presidida pelo palestrante Paulo Martins que objetiva fomentar a moda local, valorizando a produção e ampliando as fronteiras da moda do Estado.

Balanço – Para o secretário Paulino Viapiana o saldo das discussões foi muito positivo, pois os temas apresentados servirão para subsidiar as decisões a serem implantadas no futuro. “O Paraná tem um enorme potencial para se destacar no cenário nacional como um estado inovador e o seminário chamou a atenção dos diversos setores para a importância do tema e da necessidade de ações conjuntas”, destacou.

Cláudia Leitão, secretária de Economia Criativa do MinC, disse ter ficado muito animada com o debate, pois é uma área nova que precisa ser amplamente discutida. “São muitas as ações que podem ser desenvolvidas, principalmente nos municípios, para alavancar a economia criativa e o Paraná tem um potencial muito grande para se destacar neste setor”.

O conteúdo apresentado e o envolvimento de várias entidades públicas e privadas e também da sociedade civil nas discussões foi o que chamou a atenção da secretária de Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras. “Fiquei impressionada com a qualidade dos debates e isso foi um passo importante para o Estado na organização das políticas públicas para o setor da economia criativa.” 

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba