22/10/2019

CIFAL Curitiba participa da IX Jornada Científica de Enfermagem do UniBrasil

Na última segunda-feira (21/10), o CIFAL Curitiba, em parceria com o Sistema Fiep, promoveu duas capacitações0, durante a programação da IX Jornada Científica de Enfermagem do UniBrasil. Os alunos de graduação tiveram a oportunidade de debater sobre o tema da sustentabilidade e saúde pela manhã e, à noite, discutiram a temática da inovação na área da saúde.

Workshop Indicadores de Sustentabilidade

Durante a programação da manhã, Diva Irene da Paz Vieira,  consultora do Centro de Inovação Sesi PR, guiou o Workshop de Indicadores de Sustentabilidade na área da Saúde, apresentando uma uma breve introdução sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, enfatizando as metas que compõem o Objetivo 3 – Saúde e Bem-estar.

Na sequência, a fisioterapeuta Claudia Scneck, que atua na Secretaria Municipal de Curitiba, apresentou alguns indicadores do município de Curitiba, relacionando com as metas previstas pela nova agenda mundial de desenvolvimento.

Para finalizar as atividades, a consultora Diva guiou os alunos para uma análise em grupo dos indicadores presentes no Portal ODS, apresentando suas percepções sobre as informações ali dispostas e os impactos na promoção da saúde.

 

 

 

 

Saúde, Sustentabilidade e Inovação

No período da noite, o debate sobre a relação entre saúde e sustentabilidade esteve atrelado, também, à inovação.

Os alunos de graduação em Enfermagem do UniBrasil participaram de um ciclo de palestras com especialistas no tema. A consultora Diva da Paz Vieira esteve novamente presente, contextualizando o tema da Agenda 2030 e sua relação com a promoção da saúde e trazendo indicadores que contribuem para a compreensão do panorama da saúde em Curitiba e no Paraná.

Dando continuidade, Fabio Kuribara, da Roche Diabetes Care, apresentou as iniciativas que a empresa têm desenvolvido para contribuir para o alcance do ODS 3. Dentre muitas práticas apresentadas no Relatório de Sustentabilidade da instituição, as quais contribuem de forma direta e indireta para a melhoria dos indicadores de saúde no Brasil, o incentivo à pesquisa é um dos aspectos notórios para o desenvolvimento de soluções na área.

Por fim, ressaltando a imprescindibilidade de alinhar a saúde e a sustentabilidade à inovação, o convidado Marcos Raymundo Loest, da startup Exy Innovation Company, esteve presente e apresentou uma das soluções desenvolvidas para melhorar a saúde dos colaboradores da indústria no seu exercício de trabalho: o exoesqueleto. Marcos apresentou o produto, seu funcionamento e aplicabilidade, destacando os benefícios que a solução tem apresentado para assegurar a saúde dos colaboradores.

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba