25/06/2019

CIFAL Curitiba, em parceria com o Sistema Fiep e as Faculdades da Indústria, realizou o segundo encontro do programa ”Inova 2030: pensando os ODS”

Na última quarta-feira (19), os alunos do primeiro período dos cursos de Automação Industrial e Fabricação Mecânica das Faculdades da Indústria participaram do programa Inova 2030: pensando os ODS, que busca envolver os estudantes no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estimulá-los a pensar e discutir sobre soluções inovadoras para problemas sociais, ambientais e econômicos.

O evento foi dividido em duas partes, primeiramente foram apresentadas palestras que visaram esclarecer e introduzir o tema da sustentabilidade. Nesse encontro o destaque foi dado ao ODS 9, que visa à construção de infraestruturas resilientes, a promoção da industrialização inclusiva e sustentável e o fomento à inovação, buscando modernizar e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos.

Assim sendo, a primeira palestra foi guiada pela Consultora do Centro de Inovação Sesi, Diva da Paz Vieira. Diva explicou sobre a Agenda 2030 e seus objetivos, com o propósito de aproximar os alunos ao tema. Também foi apresentado o Portal ODS e seus indicadores.

Diante disso, o palestrante Eduan Guerios apresentou a startup GoEpik, plataforma que integra todas as unidades da indústria, unindo o mundo real com o virtual, possibilitando a resolução de problemas comuns às linhas de produção, redução dos custos e aumento da produtividade. Eduan também explicou sobre a trajetória da startup e os benefícios conquistados através da implantação da ferramenta nas indústrias.

À vista disso, o palestrante Ricardo da Paz Vieira, sócio da Romufer Serviços em Ferro e Aço Ltda, compartilhou suas experiências no setor industrial e comentou sobre os desafios enfrentados diariamente, instigando os estudantes a pensarem em soluções para o desafio lançado: como diminuir as dificuldades com manutenção, a fim de gerar economia e maior produtividade para a indústria?

Desse desafio, o encontro foi direcionado para a segunda etapa, conduzida pela analista do CIFAL Curitiba, Carla Ricci. Esta etapa utilizou de uma metodologia mais ativa, em que os alunos passaram a ser os protagonistas do projeto e interagiram por meio de uma série de atividades aplicadas.

Os alunos foram divididos em grupos e estimulados a pensar em ideias para solucionar o desafio lançado. Após a discussão e o compartilhamento de ideias, os grupos desenvolveram um produto ou serviço e apresentaram um pitch da solução no final do evento.

Essa oficina teve como objetivo disseminar entre os alunos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e criar a consciência de que eles são agentes de transformação, tendo potencial para transformar o mundo em um local mais sustentável e igualitário por meio da inovação.