16/06/2016

CIFAL Curitiba e Sistema Fiep realizam Encontro das Empresas Signatárias do Pacto Global

Na última terça-feira (13), aconteceu o primeiro Encontro das Empresas Signatárias do Pacto Global, promovido pelo CIFAL Curitiba e Sistema Fiep, que teve como tema “Qual a importância dos ODS para os negócios?”. O evento aconteceu das 13h00 às 18h00 e contou com uma programação diversa, em que representantes da iniciativa privada, do poder público e da Organização das Nações Unidas (ONU) puderam apresentar e debater o tema dos ODS no mundo dos negócios.

Estiveram presentes na abertura do evento o Presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo; o Superintendente do Sesi PR, José Antonio Fares; a Secretária Executiva da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Beatriz Martins Carneiro; e o Diretor do Programa de Desenvolvimento Local do UNITAR, Alex Mejia. Na ocasião do encontro, o Presidente e o Superintendente do Sistema Fiep receberam a bandeira da ONU de Alex Mejía.

O primeiro painel de debate foi iniciado às 14h00, com o tema”Como traduzir a agenda 2030 para criar estratégias de negócios?”. Na ocasião, participaram como painelistas o Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade para a América Latina da Novozymes, Pedro Luiz Fernandes, compartilhando a experiência bem-sucedida da empresa; o Coordenador-geral para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Mario Mottin; o Diretor do Programa de Desenvolvimento Local do UNITAR, Alex Mejia; e a Representante do PNUD, Luciana Aguiar.

Na sequência, aconteceu o Painel “A indústria promovendo o desenvolvimento sustentável”, em que os convidados abordaram o papel e as potencialidades do setor em corroborar com o alcance da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para o debate, foram convidados a Coordenadora de Responsabilidade Social da Itaipu Binacional, Heloisa Covolan; a Secretária Executiva da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Beatriz Martins Carneiro; e o Diretor de Pesquisas do IBGE, Roberto Olinto.

Complementando os painéis anteriores, as últimas explanações tiveram como tema “Estratégias que o setor industrial pode adotar”, trazendo perspectivas e experiências práticas de como a indústria pode desenvolver suas atividades de forma alinhada à sustentabilidade. Estiveram presentes no painel, a Presidente da Organização Mundial das Famílias – ONU, Deisi Noeli Weber Kusztra; a Supervisora de comunicação da Usina Santa Terezinha, Suelen Loraine Aguilar Albuquerque; e Representante da Klabin.

Para finalizar o cronograma de atividades, aconteceu o diálogo entre os painelistas sobre “Como ganhar competitividade alinhando os ODS ao negócio das empresas?”. O Encontro contou com a participação de 78 representantes de indústrias e empresas, os quais refletiram a respeito das oportunidades e dos desafios da Agenda 2030 para os negócios.

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: Agência FIEP - Gelson Bampi