07/06/2018

CIFAL Curitiba adere à campanha Maio Amarelo e promove ação com jovens universitários

Maio é internacionalmente reconhecido como o mês de promoção da segurança viária, no qual se realiza anualmente a campanha Maio Amarelo. Neste ano, “Nós Somos o Trânsito” foi o tema da campanha, cujo objetivo foi sensibilizar as pessoas de que a transformação começa a partir das nossas ações, sendo que o comportamento humano é fundamental para promover um trânsito mais seguro.

O CIFAL Curitiba, engajado com a promoção da segurança viária, organizou uma atividade de mobilização e sensibilização com os jovens universitários, a fim de conscientizá-los sobre os perigos que a dependência dos celulares tem imposto à segurança viária. Por meio de um formulário online, respondido por 134 universitários, em sua maioria jovens de 18 a 21 anos, foram levantados alguns questionamentos, a fim de identificar comportamentos usuais dos jovens na direção.

As distrações provocadas pelo uso das tecnologias foram imediatamente elencadas como riscos eminentes à segurança viária. Cerca de 85% dos respondentes assinalaram que evitar o uso do celular na direção é um dos comportamentos mais importantes para garantir a segurança no trânsito, juntamente com a não ingestão de bebida alcoólica.  Segundo as informações coletadas, uma grande parte dos jovens afirma nunca fazer ligações enquanto dirige, cerca de 42%, mas esse número cai para 32% quando se trata do uso do celular para outras atividades, como enviar mensagens instantâneas, ouvir música e, inclusive, trabalhar.

Por outro lado, há um percentual significativo que informou fazer uso da tecnologia enquanto dirige, mesmo que em ocasiões raras. 31% dos universitários afirmaram que raramente realizam ligações ao volante e 36% que são raras as vezes que utilizam o celular para outras atividades. Enquanto que, aproximadamente 10% dos respondentes afirmaram utilizar o celular sempre ou com frequência para outras atividades enquanto estão dirigindo, e 3,7% para ligações.

Dos 134 universitários que participaram da pesquisa, 15% afirma ter, alguma vez, mantido a velocidade acima e/ou abaixo do indicado por estar concentrado no celular, enquanto 9% perdeu uma sinalização ou um semáforo e 3% desviou para a via oposta. No entanto, esses hábitos podem transcender os riscos, gerando acidentes concretos, como vivenciaram 3,8% dos respondentes, que afirmaram ter se envolvido em um acidente de trânsito por estarem concentrados no celular.

Após incitar, através desses questionamentos, a reflexão desses estudantes sobre os perigos do uso do celular na direção, a atividade se desdobrou na exibição de um vídeo, que apresentou consequências reais dessa relação. No vídeo, uma jovem, vítima sobrevivente de um acidente de trânsito, compartilha sua experiência com outros jovens, que afirmam utilizar o celular com frequência enquanto dirigem. Segundo o depoimento dela, o carro em que sua família estava foi envolvido em um acidente, ocasionado por um motorista demasiadamente concentrado em seu celular, que ultrapassou o sinal vermelho. A jovem conta que perdeu seus pais nessa fatalidade e passou dois meses em um hospital, lutando pela vida, e outros dois meses numa clínica de reabilitação, reaprendendo a falar e a andar. Atualmente tem o corpo parcialmente paralisado.

  • Fonte: CIFAL Curitiba