29/10/2018

Ciclo de Estudos sobre os ODS debate crescimento econômico e pleno emprego

O quinto encontro do IV Ciclo de Estudos sobre os ODS aconteceu no último dia 18, na instituição de ensino FESP, e trouxe ao debate o ODS 8 – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos. Os alunos dos cursos de Administração e Comércio Exterior da instituição foram convidados a ouvir três especialistas no tema e a debater sobre os desafios do Brasil no alcance desse objetivo.

O evento foi aberto pelo coordenador do curso de Administração da instituição. Na sequência, Diva da Paz Vieira foi convidada a iniciar as falas, em que contextualizou o surgimento da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além disso, na sua explanação, Diva enfatizou a importância de trabalhar o ODS 8, especialmente no atual contexto brasileiro, apresentando alguns indicadores do país relacionados ao objetivo.

Para dar sequência ao debate, foi convidado o economista Roberto Zurcher, que apresentou o panorama econômico brasileiro a partir de uma contextualização histórica, abordando as transformações tecnológicas e as variações nos índices de desenvolvimento do Brasil em comparação aos demais países, e destacou a necessidade de inovar num contexto em que a Indústria 4.0 emerge de forma acelerada. O economista destacou a necessidade de que os alunos ali presentes, futuros gestores, sejam criativos nos seus ambientes de trabalho e utilizem a tecnologia e as facilidades trazidas pela modernização como um instrumento criativo, para repensar modelos de gestão e criar novas formas de gerar produtividade, inovação e emprego.

De forma complementar a esse panorama econômico, o advogado trabalhista, Dr. José Affonso Dallegrave Neto, apresentou uma perspectiva do trabalho na atualidade, em que a concepção de trabalho e sua relação com a produtividade tem se transformado, acompanhando um processo de modernização. Dr. José Affonso apontou para um movimento de maior autonomia e liberdade, mas que vem sendo confundido com a precarização do trabalho. Dr. José destacou a necessidade de pensar num Brasil permeado pelo capitalismo social, em que o crescimento econômico esteja associado à garantia dos direitos sociais. Nesse sentido, enfatizou o papel daqueles futuros gestores como fundamental para que o país possa tomar essa direção, os quais devem se modernizar quanto às novas formas de trabalho que estão surgindo, mas, também, devem garantir que os trabalhadores tenham pleno acesso aos seus direitos e a um ambiente de trabalho propício à produtividade e à inovação.

Após as falas, os convidados e os alunos foram convidados a participar de um diálogo, mediado pelo professor da FESP, Augusto César Marins Machado.

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba