06/12/2019

IV Reunião da Rede Paranaense de Compliance encerra atividades do ano de 2019

Aconteceu nesta quinta-feira (05/12) o último encontro da Rede Paranaense de Compliance  de 2019.

A abertura do encontro foi realizada pelo Gerente de Riscos e Compliance do Sistema Fiep, Rodrigo Zani, que ressaltou a importância da Rede para o fortalecimento de uma cultura de compliance nas instituições do estado.

O quarto encontro do ano teve como tema a atuação das empresas em relação compliance no Brasil, que foi abordado por especialistas do Sistema Fiep e da KPMG.

O professor das Faculdades da Indústria, Rafael Guedes de Castro, iniciou o debate abordando o papel das empresas no combate à corrupção e provocando os presentes sobre as perspectivas diante das realidades atuais.

Na sequência, Alexandre Martins, sócio da KPMG, apresentou desafios e tendências do compliance no Brasil (KPMG), trazendo indicadores que elucidam a maturidade do compliance no Brasil e traçando um panorama do tema no país.

Rede Paranaense de Compliance em 2019

A Rede Paranaense de Compliance foi criada em 2018, com o objetivo de proporcionar às instituições paranaenses um espaço de troca de conhecimento e experiências na área de compliance e integridade. No decorrer desses dois anos de atividades, foram realizados oito encontros com temáticas diversas relacionadas ao compliance.

Em 2019, os encontros receberam especialistas que discutiram temas importantes e atuais, como Ética Digital (Sistema Fiep), os riscos das investigações internas no Programa de Compliance (Compliance School), Compliance na Saúde (Unimed), o cérebro corrupto (CIFAL Argentina), a identificação de riscos e compliance a partir de dados relacionais de colaboradores (Numera), o papel das empresas no combate à corrupção (Sistema Fiep) e os desafios e tendências do compliance no Brasil (KPMG).

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba