02/06/2017

CIFAL Curitiba promove ações de sensibilização em apoio à campanha Maio Amarelo

Em 2011, a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no mundo. No Brasil o número de mortes no trânsito é de aproximadamente 23 por 100 mil habitantes. O horizonte da Política Nacional de Trânsito (PNT), para dezembro de 2014, era de reduzir este índice para 11 mortes para cada 100.000 habitantes.

Dentro desses objetivos, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) lançou a campanha “Maio Amarelo”, que estimula a promoção de atividades voltadas à sensibilização no trânsito, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

O objetivo do movimento é colocar em pauta o tema segurança viária, mobilizando a sociedade civil, coordenadamente com o poder público, a fim de engajar ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas. Cada um pode contribuir da sua maneira com o que puder, a participação é livre e com o protagonismo da sociedade civil.

A promoção da Segurança no Trânsito tem sido uma das bandeiras do CIFAL Curitiba, consciente dos elevados índices de acidentes e mortes no trânsito que o Brasil apresenta e dos seus impactos para o desenvolvimento das sociedades. Portanto, neste ano, o CIFAL Curitiba realizou uma série de ações no Sistema Fiep, a fim de trabalhar em conjunto e disseminar a Campanha Maio Amarelo a seus stakeholders e  sensibilizar a sociedade da importância da segurança no trânsito.

Dentre as ações desenvolvidas, estiveram a projeção de luz amarela nos prédios do Sistema FIEP; a distribuição de laços amarelos para os colaboradores das unidades do Sistema FIEP; o envio de informações sobre a Campanha através de plataformas de comunicação virtual e redes sociais; a sensibilização de alunos da Faculdade da Indústria e a promoção de uma palestra para os colaboradores durante a SIPAT.

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba