28/08/2015

CIFAL Curitiba promove palestra sobre tecnologia, inovação e empregabilidade

O CIFAL Curitiba, o Sesi PR, a Associação Brasil Internacional de Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores (ABIPIR) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realizaram, no dia 24 de agosto, o evento “Tecnologia e Inovação:  Oportunidade de empregabilidade para os jovens”. O evento faz parte de uma série de atividades promovidas pelo CIFAL Curitiba e pelo Sesi PR para promoção da Educação STEM.

O evento buscou sensibilizar sobre a importância da Educação STEM como uma ferramenta para o desenvolvimento, estimulando pedagogos, coordenadores de instituições de ensino e empresários a despertar em jovens o interesse pela tecnologia e inovação. Para tanto, foram convidados a palestrar Marcelo Vivacqua, presidente da ABIPIR e representante do Continente Americano da Federação Internacional das Associações dos Inventores (IFIA) e Mario Volpi, da UNICEF.

Marcelo Vivacqua destacou na sua fala o papel fundamental desempenhado pela tecnologia e pela inovação para o desenvolvimento socioeconômico dos países, especialmente no contexto modernizante atual. Além disso, o palestrante frisou a crescente demanda por especialistas na área, a fim de gerar soluções que alinhem inovação e sustentabilidade.

De forma complementar, Mario Volpi enfatizou a necessidade de investimento na educação para infância e adolescência para poder vislumbrar maiores oportunidades aos jovens em seguir uma carreira na área STEM. Além disso, destacou os 10 desafios para o ensino médio no Brasil, sendo que perpassa esses desafios a imprescindibilidade de superar as desigualdades e quebrar o ciclo inter-geracional de transmissão da pobreza.

  • Fonte: CIFAL Curitiba / Foto: CIFAL Curitiba